Possibilitar uma análise dos indicadores financeiros dos microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) antes de acessar o crédito. Este é o objetivo da Planejadora Sebrae, ferramenta disponibilizada pela instituição que busca promover sustentabilidade e crescimento nos pequenos negócios por meio de planejamento financeiro estratégico.
A iniciativa foi elabora para ajudar os donos de pequenas empresas que desejam obter crédito. Além disso, o recurso digital pode contribuir para quem está iniciando a jornada empresarial e necessita de investimento para tirar a ideia do papel. A ferramenta integra as ações do Sebrae ligadas ao Programa Acredita, do governo federal.
O planejamento financeiro sistemático é um dos pilares para a sustentabilidade e o crescimento das micro e pequenas empresas. Apesar disso, muitos empreendedores ainda adotam uma postura reativa no controle e monitoramento das finanças, o que pode levar a decisões impulsivas e à contratação de crédito de forma inadequada, comprometendo a saúde financeira dos negócios.
Valdir Oliveira, gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae.
A ferramenta foi desenvolvida com base em três pilares estratégicos: simplicidade e autonomia; planejamento com função central; e crédito consciente. A ação é voltada para empresários com conhecimentos financeiros básicos, permitindo o uso sem a necessidade de suporte técnico.
Além disso, a Planejadora Sebrae facilita a elaboração de planejamentos financeiros detalhados, permitindo uma visão clara do impacto das decisões tomadas e ajuda os empreendedores a avaliar a real necessidade de crédito e a capacidade de pagamento, evitando endividamentos prejudiciais.
Funcionalidades como simulação de projetos financeiros, projeções de fluxo de caixa e análises de necessidade de capital de giro também estão disponíveis. Com isso, o Sebrae deseja fomentar uma cultura de planejamento financeiro sustentável entre os pequenos empresários, além de os capacitar para se antecipar a desafios e tomar decisões com base em dados concretos.
Acredita
O Sebrae tem atuado junto ao governo federal, no Programa Acredita, para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas a crédito. Por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), cerca de 30 instituições bancárias de todo o país estão aptas a ofertar os recursos que foram estimulados com o aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae.
Esse montante vai viabilizar R$ 30 bilhões em operações de crédito nos próximos anos. O Sebrae oferece também aos empreendedores orientação e acesso a informações para apoiar na decisão antes da tomada de crédito e ao longo de toda a jornada, até a liquidação do empréstimo.