Vários municípios do Rio de Janeiro serão palco de diversos eventos de médio e grande porte em 2025. Dentro desse cenário, 11 mil pequenos negócios ligados a eventos atuam no estado, sendo que a capital concentra 48,72% dessas empresas, seguida por São Gonçalo (4,49%), Niterói (4,18%), Nova Iguaçu (3,90%) e Duque de Caxias (3,79%). Para apoiar os empreendedores, o Sebrae Rio lançou um material gratuito voltado às oportunidades que o setor pode aproveitar.
“O ano de 2025 tem uma rica e diversificada agenda de eventos já previstas no calendário oficial da cidade. São congressos, feiras, shows e festivais de diferentes segmentos, tamanhos e para públicos diversos. Por isso, o empreendedor precisa estar munido de informações que possam agregar ao seu negócio. Segundo a Visit in Rio, a capital do estado teve um crescimento de 15% no número de eventos por dia no ano passado. Isso reforça a importância do setor na economia”, comenta Raquel Abrantes, gerente de Mercado do Sebrae Rio.
Para um melhor planejamento, o empreendedor precisa identificar nichos de mercado, oferecer pacotes de serviços, experiências personalizadas, promoções e ofertas especiais, promover parcerias estratégicas, participar de feiras e exposições e investir em marketing digital e redes sociais.
“Os eventos oferecem muitas oportunidades, mas é essencial que os empreendedores planejem e dimensionem adequadamente os custos e insumos associados a demandas sazonais que são oferecidas pelo mercado. É importante ajustar a precificação para cobrir os custos de participação em diversas negociações e desenvolver uma estratégia para reter os novos clientes captados durante os eventos”, conclui Raquel.