Os Arcos da Lapa vão se transformar em um local de celebração da cultura quilombola com a chegada da 3ª edição do Aquilombar, nos dias 29 e 30 de novembro, das 11h às 18h. O evento gratuito reúne feira, gastronomia, apresentações culturais, literatura e experiências que valorizam as comunidades quilombolas do Rio de Janeiro.
O estado tem hoje 54 comunidades quilombolas com cerca de 20 mil pessoas distribuídas em 37 municípios. Quase metade dessa população tem até 29 anos, estimulando novas formas de empreender.
Realizado pelo Sebrae Rio e pela Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ), o Aquilombar é um dos maiores encontros de cultura e empreendedorismo quilombola do estado. O público terá a oportunidade de conhecer o trabalho de 30 empreendedores que participaram em 2025 das capacitações e consultorias do projeto Raízes Empreendedoras.
“O empreendedorismo negro é histórico, potente e essencial para a construção de futuros mais justos. O Aquilombar dá visibilidade, fortalece iniciativas comunitárias e celebra a memória quilombola como parte fundamental do desenvolvimento econômico”, destaca Larissa Passos, da área de Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão do Sebrae Rio.
A programação do evento, que pode ser conferida no link de inscrições, inclui:
- Feira Aquilombar: Produtos de 30 empreendedores quilombolas, como arte, moda identitária, artesanato, ervas medicinais, acessórios e decoração;
- Espaço Alimentação: Pratos tradicionais preparados por empreendedores das comunidades, com sabores, ingredientes típicos e histórias de cada lugar;
- Vozes Quilombolas: Espaço dedicado à memória, às narrativas e às produções literárias desenvolvidas dentro das comunidades;
- Palco Principal: Apresentações de jongo, ciranda, música, dança e manifestações do legado e da força cultural dos quilombos.

