Ícone do site Portal Capital Liberal

Assembleia da EMTU define próximos passos para modernizar gestão do transporte metropolitano via ônibus em SP

Assembleia da EMTU define próximos passos para modernizar gestão do transporte metropolitano via ônibus em SP

Assembleia da EMTU define próximos passos para modernizar gestão do transporte metropolitano via ônibus em SP

O Governo de São Paulo realizará na quarta-feira (23), às 16h, uma Assembleia Geral Extraordinária para tratar das mudanças na gestão do transporte público metropolitano por ônibus do estado de São Paulo. A reunião acontece na sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), na capital, e marca mais um passo importante no processo de reestruturação do sistema de transporte metropolitano.

Entre os assuntos em pauta, que serão discutidos pelos acionistas da EMTU, estão a formalização da transição das atividades da empresa para a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e outras órgãos do Governo, dissolução da EMTU e início da liquidação, além da nomeação do responsável por acompanhar esse processo e a eleição dos membros do Conselho Fiscal para essa nova fase.

LEIA TAMBÉM: Entenda as mudanças na EMTU e os impactos na modernização do transporte público em SP

As atribuições de fiscalização, controle e regulação do transporte coletivo metropolitano já foram transferidas da EMTU para a Artesp, desde de 19 de março de 2025, conforme Portaria SPI/STM/ARTESP 001, baseado na Lei Estadual nº 17.293/2020 e do Decreto Estadual nº 69.375/2025.

As mudanças visam acelerar a modernização do transporte coletivo metropolitano, preparando o sistema para atender melhor os mais de 1,8 milhão de passageiros que utilizam diariamente os ônibus intermunicipais nas regiões de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Sorocaba e Vale do Paraíba.

Modernização e eficiência no transporte público

Com a Artesp centralizando a gestão do transporte metropolitano e rodoviário, o governo paulista aposta em um modelo mais integrado e tecnológico, com avanços como a digitalização de processos, mais eficiência na fiscalização e a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

O serviço de ônibus não será afetado ou reduzido durante o processo de incorporação. Também não haverá mudanças no sistema de cálculo das tarifas nas regiões metropolitanas, que continuam baseadas na extensão dos itinerários das linhas.

A iniciativa integra o programa “São Paulo na Direção Certa”, que reúne uma série de ações para modernizar a gestão pública e tornar os serviços mais eficientes.

O post Assembleia da EMTU define próximos passos para modernizar gestão do transporte metropolitano via ônibus em SP apareceu primeiro em Agência SP.

Sair da versão mobile