Termina nesta sexta-feira (20) o prazo para os microempreendedores individuais (MEI) pagarem a guia do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e ficarem em dia com a obrigação financeira. A cobrança mensal tem valor fixo, de acordo com a atividade exercida, e toma por base o salário-mínimo (R$ 1.412). A cobrança varia de R$ 70,60 a 175,44 (para MEI Caminhoneiro).
Ao manter suas obrigações em dia com a Receita Federal, o MEI garante o acesso a direitos como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença, além de benefícios à família, como pensão por morte e auxílio-reclusão. Mesmo os empreendedores que não têm faturamento precisam realizar o pagamento do boleto.
Aprenda como fazer
Para realizar o procedimento pelo portal do Sebrae é necessário fazer o login com CPF e senha. Na sequência, acessar o ambiente personalizado “Meu Mural”, onde estará disponível a emissão do boleto ou código para pagamento on-line, bem como a consulta ao histórico de pagamentos da contribuição.
Para emitir o boleto, o microempreendedor também pode acessar por meio do aplicativo do Sebrae, sem qualquer custo.
Jornada MEI
O Sebrae dispõem de um portal com conteúdos inteiramente voltados aos microempreendedores individuais. Lá a pessoa que quer se tornar MEI ou que já abriu a própria empresa vai encontrar o caminho para melhorar vários aspectos do dia a dia do negócio.