O presidente do Sebrae, Décio Lima, participa, nesta quarta-feira (30), do Congresso Internacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). O evento, que se tornou o maior dessa cadeia produtiva, chega agora à sua nona edição, reunindo empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais. O encontro acontece em Salvador (BA), no Senai Cimatec.
Décio Lima integra o painel “Política Industrial como Fator-Chave para Competitividade”, onde vai abordar o papel dos pequenos negócios, que representam mais de 90% do universo de empresas do setor. “A indústria da moda apresenta números expressivos no Brasil. O Brasil é o quarto maior produtor e consumidor de tecido do tipo jeans (denim) do mundo, e quarto maior produtor de malhar do mundo. A indústria da moda é a segunda que mais emprega, ficando atrás apenas da indústria de comida e bebidas juntas. 75% são de mão de obra feminina”, destaca Décio Lima.
Os pequenos negócios participam de toda cadeia de valor da indústria da moda. “Só o Brasil tem a maior cadeia têxtil completa do ocidente: significa dizer que só nós temos desde a produção da matéria prima, como a plantação de algodão, passando por todo o processo criativo, o desenvolvimento das roupas até os desfiles de moda, ao consumidor final, e por fim o descarte”, completa.
Serviço:
Congresso Internacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)
Data: 30/10 (quarta-feira)
Local: Senai Cimatec, Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã, Salvador – BA.

