Portal Capital Liberal

Brasil bate recordes no turismo. Veja oito oportunidades de negócios para as férias que se aproximam

Cerrado brasileiro foi considerado um dos 25 melhores destinos para viajar em 2025, segundo a NatGeo. Foto: Embratur.

O setor turístico é um dos que mais tem se beneficiado com o momento de estabilidade da economia brasileira, gerando emprego e renda para uma extensa cadeia de pequenos negócios. De acordo com relatório da Phocuswright, empresa de pesquisa especializada na indústria de turismo, o segmento cresceu 37% em 2023, o que significa R$ 218 bilhões de expansão. No total, no ano passado, o país recebeu 5,9 milhões de estrangeiros – uma alta de 62,7% em comparação a 2022.

O crescimento neste ano já caminha para um novo recorde. Dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, mostram que, nos dez primeiros meses de 2024, mais de 5,4 milhões de turistas internacionais desembarcaram no Brasil. Somente em outubro, foram 508,7 mil chegadas. O montante foi 24,1% maior que o mesmo período do ano anterior. A maior parte dos visitantes é da Argentina (1,58 milhão desde o início de 2024), seguido dos Estados Unidos (572 mil) e do Chile (518 mil).

“O Brasil é o único que tem seis biomas no mundo, isso é representativo para o mundo. Tivemos também o melhor mês de outubro da história, no setor aéreo. Houve um aumento de 6,5% em relação ao ano passado, o que representa cerca de 8,3 milhões de passageiros voando pelo Brasil, no período. A nossa criatividade e nossa cultura são essenciais para este fluxo, pois gera oportunidades, empregos e inclusão. Hoje no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. O empreendedorismo atua em conjunto em todos os segmentos do Turismo”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Turismo cívico movimenta a economia no Distrito Federal. Foto: Thiago Sousa/Embratur.

Oportunidades

A projeção para a alta temporada – período entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 – é de um faturamento de R$ 157,7 bilhões de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O montante representa um crescimento de 1,7% em relação ano anterior. O segmento de Serviços é o que mais apresenta oportunidades para a criação de novos negócios no verão, especialmente áreas como turismo, saúde, beleza e estética.

Conheça algumas sugestões de negócios com grande potencial durante esse período:

  • Guia de turismo – o verão é uma época com boas oportunidades para começar esse negócio. Em alta, os microempreendedores individuais (MEI) podem iniciar as operações oferecendo passeios na própria cidade e em municípios vizinhos;
  • Ecoturismo – organizar grupos para trilhas, pedaladas e aventuras também são oportunidades para ganhar dinheiro no verão;
  • Esportes – os empreendedores do litoral têm nas aulas de surf, stand up paddle, bodyboard, kitesurf e velejo um bom momento para investir. Analise também a possibilidade de oferecer outras escolinhas esportivas para os jovens nas férias, tais como vôlei de praia, futebol e slackline. Amplie as opções e aumente seus lucros;
  • Recreação infantil – a criançada ainda estará em casa antes de a família viajar. Então, aposte em atividades de recreação infantil para entreter a meninada. O empreendedor pode investir em colônia de férias ou até oferecer serviços diários de recreação infantil, em parceria com alguns condomínios;
  • Hospedagem para animais de estimação – como muitas pessoas viajam nas férias e nem sempre podem levar seus bichinhos, serviços de hospedagem para animais de estimação são bastante procurados no verão. Como diferencial para o negócio, além de oferecer hotelzinho, o empreendedor pode trabalhar com a parte de recreação animal para os donos se sentirem confortáveis em deixarem seus pets por mais tempo no estabelecimento;
  • Gastronomia – o período é de alimentação leve e saudável. Aproveite para oferecer sucos, sanduíches e até refeições congeladas para quem não quer perder tempo cozinhando na casa de praia ou no campo;
  • Moda praia – o verão pede um biquíni novo. A venda de vestuários e acessórios relacionados à temporada ficam aquecidas. Aproveite para oferecer óculos de sol, chapéus e bijuterias;
  • Produção de eventos – é a melhor época do ano para a área de entretenimento. Uma dica é oferecer serviços de organização de shows musicais e exposições culturais para movimentar bares, restaurantes e espaços de lazer.
Sair da versão mobile