O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) revisitou seu acervo e apresenta ao público a mostra Mãos que Criam – Artesanato e Representatividade, inaugurada nesta quarta-feira (06/11). São 20 obras de seis artesãos negros que estarão expostas na entrada do CRAB durante todo mês de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11.
As peças são de Maria Cícera, João das Alagoas, Dona Irinéia, Beto Pezão, Maria da Cruz e Mestre Domingos do Congo. O objetivo é convidar o público para uma imersão afetiva por meio dessas obras. Com isso, o CRAB quer que seus visitantes reflitam sobre nossas raízes culturais através do artesanato brasileiro.
“Essas obras apresentam muita força e resiliência, e traduzem um cotidiano popular repleto de adversidade e criatividade”, explica Victor Glicério, museólogo do CRAB e curador da mostra.
Entre as obras expostas, há instrumentos musicais, entalhe em madeira e modelagem em cerâmica, construídos por meio de diferentes técnicas. A entrada é grátis.
–
Sobre o CRAB
O CRAB, localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, é um local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio de Janeiro. A região combina valor histórico, cultural, turístico, gastronômico e de entretenimento. Todo o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça Tiradentes e de sua área de influência.
No CRAB, as áreas de convivência são projetadas para estimular relacionamentos e a troca de informações, como no espaço da Midiateca. O CRAB também dispõe de espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Esses ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.
O complexo arquitetônico do CRAB é regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, nas esferas federal (IPHAN); estadual (INEPAC) e municipal (IRPH). Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas. Por sua importância no processo de revitalização da Praça Tiradentes, o CRAB já ganhou o prêmio Arquitetura de Edificações do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e também, por duas vezes, o certificado de excelência do Trip Advisor.
Serviço
Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro
Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h
Ingresso: entrada franca (mediante documento com foto)
Website: https://crab.sebrae.com.br/