No final de 2001, após sair do emprego em que trabalhava, Adriano de Araújo decidiu buscar apoio para iniciar seu próprio negócio na área de marcenaria. Sem grandes pretensões iniciais, procurou uma consultoria no Sebrae e foi orientado a se organizar para ter um planejamento financeiro e um plano de negócio. Então seguiu em frente e começou, já em 2022, a colocar em prática sua ideia de negócio.
Dois anos depois, em 2004, participou de um projeto do Sebrae na região de Aparecida de Goiás, onde o contato com um novo consultor do Sebrae na Sua Empresa e a formação de um grupo de empreendedores fortaleceram ainda mais sua jornada. A partir daí, Adriano passou a contar com capacitações, apoio técnico e missões empresariais promovidas pelo Sebrae, envolvendo também sua equipe.
Hoje, 23 anos depois dos primeiros passos, a Aquaria Ambientes Planejados comemora sua sede própria, equipamentos modernos e uma carteira sólida de clientes na cidade de Aparecida. O desafio atual, no entanto, é comum a muitos empreendedores: a escassez de mão de obra qualificada.
Todo esse tempo eu tenho contado com o apoio do Sebrae no meu negócio. Tivemos a oportunidade de participar de missões e programas que foram experiencias ótimas e ajudaram muito a empresa. Da minha parte, eu sou muito grato.
Adriano de Araújo, empreendedor
No início de agosto, a convite da instituição, o empresário participou de uma missão na Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma). Além de gerir a empresa, Adriano também atua no sindicato da FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), onde segue em parceria com o Sebrae e o Sistema S em diversas iniciativas.
Assim como Adriano qualquer empreendedor pode buscar o auxílio do Sebrae para alavancar seu negócio. O programa Sebrae na Sua Empresa é gratuito e tem feito a diferença na jornada de microempreendedores que buscam o crescimento dos seus negócios. A iniciativa busca melhorar áreas como finanças, marketing, organização interna, planejamento, crédito e outros aspectos fundamentais da gestão empresarial.
“A principal premissa do projeto é a aplicação de um diagnóstico para a empresa, que pode ser feito de várias maneiras: estruturado, escuta ativa, anamnese, dentre outros”, esclarece o coordenador da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Charles Silva.
Como participar?
Na maioria dos casos, o próprio Sebrae faz uma abordagem direta: um agente capacitado realiza uma visita presencial à empresa para fazer o diagnóstico e orientar o empreendedor. Porém, quem deseja se antecipar também pode procurar a unidade do Sebrae mais próxima ou acessar os canais digitais da instituição para saber quando o programa estará disponível em sua região.
Em algumas cidades, o atendimento é feito em parceria com prefeituras ou associações comerciais, que ajudam a definir os roteiros dos agentes. Participar do Sebrae na Sua Empresa é contar com:
- Diagnóstico individualizado do negócio;
- Orientação técnica gratuita, focada nas dores reais da empresa;
- Encaminhamento para cursos, consultorias e ferramentas do portfólio Sebrae;
- Acesso facilitado a soluções de crédito e planejamento;
- Relacionamento contínuo com o Sebrae, de acordo com o estágio e os objetivos da empresa;
- Comodidade no atendimento, feito diretamente no local da empresa.
Ficou interessado em participar do Sebrae na Sua Empresa? Acesse o site.