O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) causou polêmica ao usar uma peruca loira durante seu discurso no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, Nikolas se apresentou como “deputada Nikole” e ironizou pautas progressistas de gênero.
Durante seu discurso, o deputado ironizou a questão do lugar de fala, afirmando que, como se sente mulher naquele momento, teria direito de falar sobre o tema. Além disso, ele criticou a perda de espaço das mulheres biológicas para homens que se identificam como mulheres.
Nikolas ainda alertou sobre o perigo da imposição de uma realidade que não corresponde à realidade biológica, e levantou a possibilidade de ser preso por transfobia. Ele afirmou que, ao parabenizar as mulheres XX no Dia Internacional das Mulheres há dois anos, poderia ser condenado por não concordar com as pautas de gênero.
A atitude do deputado gerou reações de críticas nas redes sociais, com internautas apontando o discurso como transfóbico e desrespeitoso com as mulheres