Entre atividades presenciais e on-line, há capacitações gratuitas – sobre temas como gestão financeira, planejamento, validação de negócios, inteligência artificial (IA), liderança, entre outros – e cursos pagos, como o Empretec, mentorias, modelagem de negócios. Confira a programação por estado: sebrae.com.br/sge.
Inclusão e diversidade
Neste ano, o tema “O Empreendedorismo é para todos” traz um destaque especial para os grupos que enfrentam barreiras estruturais na tarefa de abrir ou manter um pequeno negócio, tendo como foco a diversidade, materializada pelo protagonismo das mulheres, negros, indígenas, LGBTQIA+ e 50+. O Sebrae entende que negócios mais diversos são também mais inovadores, o que cria oportunidades no desenvolvimento de produtos e serviços mais atraentes aos clientes. Por consequência, as chances de inserção em novos mercados são ampliadas.
Desde o fim de 2023, a instituição conta com a Unidade de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão, que potencializou iniciativas com esse propósito. O Programa PLURAL, por exemplo, incentiva o Sebrae nos estados para impulsionarem o empreendedorismo feminino, o afroempreendedorismo e o apoio a demais grupos de pessoas empreendedoras pertencentes aos grupos sub-representados.
Semana Global de Empreendedorismo
Todo ano, desde 2008, a SGE inspira pessoas em todos os continentes durante o mês de novembro por meio de atividades locais, nacionais e globais com o intuito de explorar seu potencial empreendedor. Hoje, estima-se que 200 países participem do movimento, com 40 mil atividades, 20 mil instituições parceiras e 10 milhões de pessoas envolvidas.
A SGE faz parte das atividades da Rede Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Network), a GEN, plataforma de programas e iniciativas que opera ao longo do ano para estimular a sociedade a melhorar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo. São atualmente 15 programas específicos, desde políticas públicas para o empreendedorismo a aceleradoras de startups.