Ícone do site Portal Capital Liberal

Festival de Música da Paraíba homenageia Zé do Norte

Festival de Música da Paraíba homenageia Zé do Norte

Quem deseja realizar sonhos, tem que correr atrás dos seus objetivos.

É o que fez o paraibano de Cajazeiras, Alfredo Ricardo do Nascimento, mais conhecido como Zé do Norte, que será o homenageado na sexta edição do Festival de Música da Paraíba, iniciativa do governo do estado, por meio da Empresa Paraibana de Comunicação e Funesc.

Apesar de perder os pais aos 11 anos de idade, jamais desistiu de ser um poeta, compositor, cantor e escritor. Nunca estudou música, mas desde pequeno gostou de acompanhar os cantores e cantorias.

Zé chegou a se formar em enfermagem e cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Ao passar por várias emissoras de rádio pelo país, o cajazeiro publicou o livro Brasil Sertanejo, onde atuou no filme cangaceiro, além da música, mulher rendeira, que ficou mundialmente conhecida.

De acordo com a jornalista e professora de sociologia da Universidade Federal em Cajazeiras, Mariana Moreira Neto, Zé do Norte, traduz por meio da música que a região Nordeste é ativa e fértil em criatividade.

Não foi à toa que vários cantores conhecidos do país gravaram as músicas de Zé do Norte, como afirmou Mariana.

O paraibano nasceu no dia 18 de dezembro de 1908 e morreu no dia 2 de outubro de 1992. 

Cultura João Pessoa (PB) 18/03/2023 – 08:17 Alessandra Esteves Wellington Serra – Repórter Rádio Tabajara Festival de Música da Paraiba Zé do Norte Mulher Rendeira sábado, 18 Março, 2023 – 08:17 2:29

Sair da versão mobile