Quem deseja realizar sonhos, tem que correr atrás dos seus objetivos.
É o que fez o paraibano de Cajazeiras, Alfredo Ricardo do Nascimento, mais conhecido como Zé do Norte, que será o homenageado na sexta edição do Festival de Música da Paraíba, iniciativa do governo do estado, por meio da Empresa Paraibana de Comunicação e Funesc.
Apesar de perder os pais aos 11 anos de idade, jamais desistiu de ser um poeta, compositor, cantor e escritor. Nunca estudou música, mas desde pequeno gostou de acompanhar os cantores e cantorias.
Zé chegou a se formar em enfermagem e cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Ao passar por várias emissoras de rádio pelo país, o cajazeiro publicou o livro Brasil Sertanejo, onde atuou no filme cangaceiro, além da música, mulher rendeira, que ficou mundialmente conhecida.
De acordo com a jornalista e professora de sociologia da Universidade Federal em Cajazeiras, Mariana Moreira Neto, Zé do Norte, traduz por meio da música que a região Nordeste é ativa e fértil em criatividade.
Não foi à toa que vários cantores conhecidos do país gravaram as músicas de Zé do Norte, como afirmou Mariana.
O paraibano nasceu no dia 18 de dezembro de 1908 e morreu no dia 2 de outubro de 1992.
Cultura João Pessoa (PB) 18/03/2023 – 08:17 Alessandra Esteves Wellington Serra – Repórter Rádio Tabajara Festival de Música da Paraiba Zé do Norte Mulher Rendeira sábado, 18 Março, 2023 – 08:17 2:29