Conhecida por ser uma cidade vibrante e com uma rica herança cultural e natural, Parintins atrai visitantes de todo o mundo, destacando a importância das tradições do Amazonas e contribuindo significativamente para a economia local.
Situada na Ilha Tupinambarana, no rio Amazonas, o município se prepara para receber mais um Festival de Parintins, caracterizado pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. No contexto, é comum que muitos amazonenses aproveitem a temporada para aumentar a renda, criando ou capacitando um negócio.
O Sebrae/AM presta auxílio aos mais de 2.187 negócios na cidade de Parintins, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). O setor de alimentação ainda é o mais ativo no município, alcançando mais de 60 empreendedores do ramo.
É o caso da Luciana Oliveira, proprietária da Kidelícias da Lu. O empreendimento, que já funciona há cinco anos, tem se preparado nos últimos meses para o aumento expressivo dos pedidos. Mas como muitos negócios, a empresa surgiu das necessidades e oportunidades dentro da comunidade, muitas vezes em contextos de escassez de recursos.
Eu havia me separado e estava com uma bebê de colo, estava sem recursos. Eu tinha que encontrar algo que pudesse me dar um retorno para aquele momento. Trabalhei no porto, na praça dos bois, depois fui vender bolo e salgados na frente da casa da minha mãe. Procurei o Sebrae pra me capacitar, capacitar minha equipe e surgiu a oportunidade de ter um estabelecimento em Parintins. Hoje, nesse período do festival a demanda aumentou muito e precisei me adaptar para atender todos os pedidos.
Luciana Oliveira, proprietária da Kidelícias da Lu
Além dos serviços de alimentação, outros setores como: turismo e eventos, educação e logística ou transporte, estão entre os maiores números de empreendimentos existentes na ilha. De acordo com o Sebrae Amazonas, desde abril deste ano, cerca de 230 donos de negócios já foram instruídos por alguma capacitação oferecida pela instituição. A gerente do escritório regional de Parintins, Luane Pedreno, destaca que os segmentos são impulsionados principalmente pelo Festival Folclórico de Parintins e que contribuem para o desenvolvimento econômico da região.
O Festival de Parintins tem um impacto gigantesco na economia local, e não só durante os dias festivos, mas também nos dias que antecedem a festa. Um reflexo disso é aumento da procura pela formalização dos pequenos negócios e pela busca de treinamentos, orientações, consultorias, com a intenção de oferecer um serviço de qualidade.
Luane Pedreno, gerente do escritório regional de Parintins
Entre as capacitações mais oferecidas estão: marketing empresarial, vendas, atendimento ao turista e manipulação de alimentos. Para fomentar o empreendedorismo e formalizar os parintinenses, o escritório oferece uma série de serviços para atender as necessidades dos empresários e interessados em criar o próprio negócio. Para saber mais informações, o empreendedor deve procurar a unidade de Parintins, localizada na rua João Meireles, 371, no bairro Francesa.
Amazon Poranga Fashion em Parintins
Com a intenção também de discutir as tendências emergentes no empreendedorismo e a moda como instrumento de incentivo a uma nova postura frente aos desafios e seus impactos socioambientais na Amazônia, o Sebrae Amazonas será apoio para a 2ª edição do Amazon Poranga Fashion.
O evento é realizado pelo Governo do Amazonas e ocorrerá no Centro Cultural de Parintins Bumbodromo – LICEU, nos dias 27 e 28, a partir das 10h. A programação contará com exposições da moda amazônica, mesa redonda sobre “Culturas e Narrativas Originárias na Moda”, além de oficinas voltadas para noções de comportamento e expressão corporal para desfiles.