No momento em que decidiram transformar a maneira como a moda poderia acolher corpos e identidades, as empresárias Luciana Celestino e Aline Fregne sabiam que a mudança exigiria mais do que vontade. Durante 15 anos, elas foram sócias de um salão de beleza em São Paulo. Foi nesse tempo que a ideia de criar um negócio que conversasse com pessoas de todos os gêneros e tamanhos começou a ganhar forma. Aline já tinha experiência em moda, e Luciana desejava mudar de área depois de anos na rotina do salão.
No início, a dupla manteve os dois negócios ao mesmo tempo e chegou até a incluir no CNPJ do salão a atividade de comércio de roupas. “Passamos dois anos testando na prática”, conta Luciana. A virada aconteceu quando elas conheceram a metodologia Canvas na Feira do Empreendedor do Sebrae. A partir dali, mergulharam em cursos de finanças, marketing, RH e mentorias para estruturar o que viria a ser a Fala, marca de moda agênero que hoje funciona na Vila Mariana, em São Paulo.
“Montamos o plano de negócios e passamos oito meses nos preparando para fazer o nosso negócio acontecer de verdade”, relembra Luciana. Para ela, o aprendizado sobre gestão foi determinante. “Eu falo para qualquer pessoa que vai empreender: procure o Sebrae. Se você aprender sobre gestão de negócios, você consegue vender qualquer coisa, diz ela.
Em 2018, nascia oficialmente a Fala, que hoje conta com 10 colaboradores diretos, duas oficinas terceirizadas e uma forte presença digital com mais de 86 mil seguidores no Instagram.
Planejamento é tudo!
A trajetória da marca reforça um ponto essencial para qualquer empreendedor: transformar uma ideia em negócio sustentável exige planejamento. Com a proximidade do fim do ano, muitos começam a pensar em novos rumos e oportunidades para seus negócios e é nessa jornada que planejar se torna essencial.

Para o gerente de Atendimento e Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Enio Pinto, esse é o momento ideal para revisitar o planejamento estratégico, um elemento indispensável para transformar ideias em resultados.
Segundo ele, planejar é definir um caminho entre o ponto em que a empresa se encontra hoje (situação A) e o ponto onde deseja chegar (situação B). “O planejamento é o passo a passo necessário, com os recursos certos, para que essa transição aconteça de forma consistente”, explica.
Uma das ferramentas mais indicadas para estruturar esse processo é o plano de negócios, que permite sair do achismo e tomar decisões baseadas em dados. Para Enio, o plano deve ser construído sobre três pilares:
1. Mercado
Antes de qualquer movimento, é preciso entender o terreno onde se quer atuar. Isso envolve responder:
- Quem é o cliente?
- Quem são os fornecedores?
- Quem são e como se comportam os concorrentes?
“Não adianta saber para quem vender se você não sabe de quem comprar, nem entender seu posicionamento frente a quem já está no mercado”, reforça Enio.
A análise contempla tanto o ambiente externo — identificando oportunidades e ameaças — quanto o interno — reconhecendo fortalezas e fraquezas.
–
2. Time
É fundamental entender quem vai fazer o plano acontecer:
- Quem são as pessoas envolvidas?
- Qual experiência e perfil são necessários?
- Quantos profissionais serão precisos?
Ao alinhar o mercado com a equipe, o empreendedor consegue dimensionar esforço, competências e ritmo de crescimento.
–
3. Finanças
O planejamento financeiro envolve recursos, projeções e previsões.
Para Enio, o fluxo de caixa é essencial: “É a bola de cristal do empreendedor”.
Com ele, é possível prever:
- Quando haverá falta de recursos (e se será preciso crédito ou renegociação);
- Quando haverá sobra (e como reinvestir estrategicamente).
“Com o fluxo de caixa, o empreendedor consegue planejar e tomar decisões com antecedência. Isso evita sustos e permite pensar de forma estratégica”, explica.
O planejamento estratégico é uma ferramenta central para quem quer iniciar, crescer ou consolidar um negócio. Assim como aconteceu com a Fala, o Sebrae oferece cursos, consultorias, mentorias e metodologias que ajudam empreendedores a estruturar ideias e tomar decisões com segurança. Acesse o portal de Cursos do Sebrae e mude a trajetória do seu negócio.