segunda-feira, dezembro 22, 2025
Portal Capital Liberal
  • Cidades
    • Rio de Janeiro
      • Macaé Notícias – Notícias de Macaé
      • Rio das Ostras – Notícias de Rio das Ostras
      • Búzios – Notícias de Armação do Búzios
      • Cabo Frio – Notícias de Cabo Frio
  • Economia
    • Management
  • Política
  • Esportes
  • Cult Pop
  • Mundo
  • Polícia
  • Estilo
  • Opinião
  • Rádio Capital
    • Rádio Capital Gospel
    • Capital Jazz
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Cidades
    • Rio de Janeiro
      • Macaé Notícias – Notícias de Macaé
      • Rio das Ostras – Notícias de Rio das Ostras
      • Búzios – Notícias de Armação do Búzios
      • Cabo Frio – Notícias de Cabo Frio
  • Economia
    • Management
  • Política
  • Esportes
  • Cult Pop
  • Mundo
  • Polícia
  • Estilo
  • Opinião
  • Rádio Capital
    • Rádio Capital Gospel
    • Capital Jazz
Sem resultado
Veja todos os resultados
Portal Capital Liberal
Sem resultado
Veja todos os resultados

Fim de ano é um bom momento para (re)pensar o planejamento da empresa

Redação 3 by Redação 3
22 de dezembro de 2025
in Negócios
Tempo de 3 Minutos de leitura
0
Fim de ano é um bom momento para (re)pensar o planejamento da empresa

Fim de ano é um bom momento para (re)pensar o planejamento da empresa

No momento em que decidiram transformar a maneira como a moda poderia acolher corpos e identidades, as empresárias Luciana Celestino e Aline Fregne sabiam que a mudança exigiria mais do que vontade. Durante 15 anos, elas foram sócias de um salão de beleza em São Paulo. Foi nesse tempo que a ideia de criar um negócio que conversasse com pessoas de todos os gêneros e tamanhos começou a ganhar forma. Aline já tinha experiência em moda, e Luciana desejava mudar de área depois de anos na rotina do salão.

A Fala conta hoje com uma equipe de 10 colaboradores diretos

No início, a dupla manteve os dois negócios ao mesmo tempo e chegou até a incluir no CNPJ do salão a atividade de comércio de roupas. “Passamos dois anos testando na prática”, conta Luciana. A virada aconteceu quando elas conheceram a metodologia Canvas na Feira do Empreendedor do Sebrae. A partir dali, mergulharam em cursos de finanças, marketing, RH e mentorias para estruturar o que viria a ser a Fala, marca de moda agênero que hoje funciona na Vila Mariana, em São Paulo.

“Montamos o plano de negócios e passamos oito meses nos preparando para fazer o nosso negócio acontecer de verdade”, relembra Luciana. Para ela, o aprendizado sobre gestão foi determinante. “Eu falo para qualquer pessoa que vai empreender: procure o Sebrae. Se você aprender sobre gestão de negócios, você consegue vender qualquer coisa, diz ela.

Em 2018, nascia oficialmente a Fala, que hoje conta com 10 colaboradores diretos, duas oficinas terceirizadas e uma forte presença digital com mais de 86 mil seguidores no Instagram.

Planejamento é tudo!

A trajetória da marca reforça um ponto essencial para qualquer empreendedor: transformar uma ideia em negócio sustentável exige planejamento. Com a proximidade do fim do ano, muitos começam a pensar em novos rumos e oportunidades para seus negócios e é nessa jornada que planejar se torna essencial.

Gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto. Crédito: Erivelton Viana.

Para o gerente de Atendimento e Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Enio Pinto, esse é o momento ideal para revisitar o planejamento estratégico, um elemento indispensável para transformar ideias em resultados.

Segundo ele, planejar é definir um caminho entre o ponto em que a empresa se encontra hoje (situação A) e o ponto onde deseja chegar (situação B). “O planejamento é o passo a passo necessário, com os recursos certos, para que essa transição aconteça de forma consistente”, explica.

Uma das ferramentas mais indicadas para estruturar esse processo é o plano de negócios, que permite sair do achismo e tomar decisões baseadas em dados. Para Enio, o plano deve ser construído sobre três pilares:

1. Mercado

Antes de qualquer movimento, é preciso entender o terreno onde se quer atuar. Isso envolve responder:

  • Quem é o cliente?
  • Quem são os fornecedores?
  • Quem são e como se comportam os concorrentes?

“Não adianta saber para quem vender se você não sabe de quem comprar, nem entender seu posicionamento frente a quem já está no mercado”, reforça Enio.

A análise contempla tanto o ambiente externo — identificando oportunidades e ameaças — quanto o interno — reconhecendo fortalezas e fraquezas.

–

2. Time

É fundamental entender quem vai fazer o plano acontecer:

  • Quem são as pessoas envolvidas?
  • Qual experiência e perfil são necessários?
  • Quantos profissionais serão precisos?

Ao alinhar o mercado com a equipe, o empreendedor consegue dimensionar esforço, competências e ritmo de crescimento.

–

3. Finanças

O planejamento financeiro envolve recursos, projeções e previsões.

Para Enio, o fluxo de caixa é essencial: “É a bola de cristal do empreendedor”.

Com ele, é possível prever:

  • Quando haverá falta de recursos (e se será preciso crédito ou renegociação);
  • Quando haverá sobra (e como reinvestir estrategicamente).

“Com o fluxo de caixa, o empreendedor consegue planejar e tomar decisões com antecedência. Isso evita sustos e permite pensar de forma estratégica”, explica.

O planejamento estratégico é uma ferramenta central para quem quer iniciar, crescer ou consolidar um negócio. Assim como aconteceu com a Fala, o Sebrae oferece cursos, consultorias, mentorias e metodologias que ajudam empreendedores a estruturar ideias e tomar decisões com segurança. Acesse o portal de Cursos do Sebrae e mude a trajetória do seu negócio.


Venha ouvir a programação da Rádio Capital.
==> Ouça nossa Rádio Capital

Agência SebraeNegóciosrepensarSEBRAEempresaplanejamentoparafimanomomento“bom
Notícia anterior

Biópsia líquida avança como ferramenta para detectar mutações em câncer de pulmão

Próxima notícia

“Há muita aderência entre o que o Sebrae produz e o que a academia pesquisa”, diz presidente da ANPEC

Próxima notícia
“Há muita aderência entre o que o Sebrae produz e o que a academia pesquisa”, diz presidente da ANPEC

“Há muita aderência entre o que o Sebrae produz e o que a academia pesquisa”, diz presidente da ANPEC

Notícias recentes

  • Feira de Adoção garante novos lares para cães e gatos
  • Papai Noel recebe crianças na Casa de Cultura até terça, dia 23
  • Universidade Aberta do Brasil (UAB) está com inscrições abertas
  • Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra
  • Saúde avança com Prontuário Eletrônico e Teleconsultas

Siga nossa página no Facebook

  • Sobre nós

© 2025 Portal Capital Liberal |
Desenvolvido / Customizado com ♥ Dart Box Marketing

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Translate »

Add New Playlist

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Cidades
    • Rio de Janeiro
      • Macaé Notícias – Notícias de Macaé
      • Rio das Ostras – Notícias de Rio das Ostras
      • Búzios – Notícias de Armação do Búzios
      • Cabo Frio – Notícias de Cabo Frio
  • Economia
    • Management
  • Política
  • Esportes
  • Cult Pop
  • Mundo
  • Polícia
  • Estilo
  • Opinião
  • Rádio Capital
    • Rádio Capital Gospel
    • Capital Jazz

© 2025 Portal Capital Liberal |
Desenvolvido / Customizado com ♥ Dart Box Marketing

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Vá para versão mobile