No segundo turno presidencial do Peru, a candidata conservadora Keiko Fujimori está à frente do esquerdista Pedro Castillo enquanto a contagem de votos continua.
As autoridades eleitorais dizem que, com 56 por cento dos votos contados, Fujimori obteve 52,46 por cento, contra 47,53 por cento de Castillo.
As assembleias de voto encerraram às 19 horas de domingo.
As principais questões da campanha incluíram como reconstruir a economia e o sistema médico do Peru. Ambos foram significativamente atingidos pela pandemia do coronavírus.
O vírus causou mais de 500 mortes por 100.000 pessoas – a maior taxa de mortalidade do mundo.
Fujimori é a filha mais velha do ex-presidente Alberto Fujimori. Ela conquistou apoio principalmente entre empresários e ricos. Ela diz que protegerá a economia e a democracia livres.
Castillo é um professor do ensino fundamental que também trabalha para um sindicato de professores. Castillo conseguiu apoio entre os pobres e residentes rurais. Ele está enfatizando a necessidade de nacionalizar o setor de energia e redigir uma nova constituição.
No primeiro turno da eleição em abril, nenhum candidato obteve a maioria dos votos. Isso forçou o segundo turno entre o primeiro colocado Castillo e o vice-campeão Fujimori.
As pesquisas pré-eleitorais mostraram Fujimori à frente de Castillo, mas apenas por uma pequena margem de 0,1 a 0,7 pontos percentuais.
Fonte: NHK