sexta-feira, junho 27, 2025
Portal Capital Liberal
  • Cidades
    • Rio de Janeiro
      • Macaé Notícias – Notícias de Macaé
      • Rio das Ostras – Notícias de Rio das Ostras
      • Búzios – Notícias de Armação do Búzios
      • Cabo Frio – Notícias de Cabo Frio
  • Economia
    • Management
  • Política
  • Esportes
  • Cult Pop
  • Mundo
  • Polícia
  • Estilo
  • Opinião
  • Rádio Capital
    • Rádio Capital Gospel
    • Capital Jazz
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Cidades
    • Rio de Janeiro
      • Macaé Notícias – Notícias de Macaé
      • Rio das Ostras – Notícias de Rio das Ostras
      • Búzios – Notícias de Armação do Búzios
      • Cabo Frio – Notícias de Cabo Frio
  • Economia
    • Management
  • Política
  • Esportes
  • Cult Pop
  • Mundo
  • Polícia
  • Estilo
  • Opinião
  • Rádio Capital
    • Rádio Capital Gospel
    • Capital Jazz
Sem resultado
Veja todos os resultados
Portal Capital Liberal
Sem resultado
Veja todos os resultados

Guia Sebrae do Instagram: saiba as diferenças entre publicações orgânicas e impulsionadas

Redação 3 by Redação 3
13 de março de 2025
in Negócios
Tempo de 4 Minutos de leitura
0
Guia Sebrae do Instagram: saiba as diferenças entre publicações orgânicas e impulsionadas

O Instagram é a rede social com maior potencial de engajamento entre as atuais – segundo a 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, a rede é a preferida de 60% dos empreendedores entrevistados e perde apenas para o WhatsApp. Mas, para aproveitar ao máximo suas possibilidades, é fundamental entender seus recursos e o Guia Sebrae do Instagram traz uma série de conteúdos sobre as ferramentas oferecidas pela plataforma e qual a melhor forma de utilizá-las.

“O Instagram é uma rede social criada para relacionamento, com grande potencial para vendas. Por apresentar uma infinidade de informações diversificadas, é fundamental produzir um conteúdo que seja realmente diferenciado, que desperte genuinamente o interesse de compra nos usuários”, explica Janaina Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae.

Você sabe as diferenças entre os entre as publicações orgânicas e as impulsionadas? Atualmente, existem duas formas de alcançar as pessoas dentro do Instagram: uma é gratuita e chamada de orgânica; a outra é a forma paga ou patrocinada, quando você investe um valor para a plataforma mostrar algum anúncio ou publicação específica a mais pessoas. Em ambas as estratégias, é possível utilizar recursos como cards, reels, carrossel e stories.

Foto: Divulgação.

Post Orgânico

As postagens orgânicas são os posts não promovidos, isso significa que eles têm alcances espontâneos, que dependem do número de seguidores e de interações com o conteúdo, ou seja, são uma ferramenta de relacionamento com quem já conhece a marca. Porém, de forma mais lenta, podem servir para atrair novos seguidores.

Esses posts podem ensinar algo, entreter pessoas, provocar reflexões ou gerar valor de alguma maneira. Além disso, movimentam o Feed e geram engajamento. Uma dica nesse tipo de conteúdo é ser real e usar fotos, vídeos e pessoas para aproximar você do seu cliente. Opte por explorar algo pontual do seu negócio como:

  • Um produto novo.
  • Um carregamento de estoque.
  • Um aviso importante.

O conteúdo orgânico, comenta Janaína Camilo, contribui para construir autoridade e posicionamento da marca como referência no mercado, estabelece relacionamento e engajamento, qualifica o tráfego aumentando as chances de conversão e cria provas sociais por meio da recomendação natural dos clientes satisfeitos. “Se a estratégia orgânica for bem alinhada com os momentos de consideração e decisão do consumidor, ela pode ser um excelente motor de vendas”, complementa.

Post Impulsionado

Ainda segundo a pesquisa Pulso, quase metade dos pequenos negócios (48%) investe em propaganda paga na internet, o que confirma que as empresas estão aderindo à tendência da utilização dos meios digitais para vender produtos e serviços.

A primeira coisa que você precisa saber é que criar uma campanha de anúncios é diferente de impulsionar um post no Instagram. Impulsionar é pagar para que sua publicação chegue a mais usuários do Instagram. São aqueles posts que aparecem com a indicação “Patrocinado”.

Um planejamento eficiente de mídia impulsionada vai além da conversão imediata – ele deve abranger todas as etapas da jornada do consumidor. O tráfego pago não deve ser visto apenas como um atalho para vendas, mas como uma ferramenta estratégica para ampliar o alcance e fortalecer as fases de descoberta e consideração.

Janaina Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae.

No caso do anúncio, você cria suas campanhas em plataformas específicas, como Facebook Ads ou Google Ads, e envia para um público segmentado. As principais diferenças são os objetivos e as especificações. Os anúncios são indicados para gerar conversões. Já o impulsionamento serve para aumentar a visibilidade. Por isso é importante fazer um planejamento prévio das ações no Instagram.

E não se esqueça! Antes de partir para os posts patrocinados é importante criar uma boa base de seguidores orgânicos. Além disso, um calendário de postagens mensais será essencial para potencializar seus resultados. Quando bem combinados, orgânico e pago se complementam e fortalecem a presença da marca. Gostou das dicas até aqui? Então, acesse um conteúdo exclusivo com dicas sobre como utilizar o Instagram profissionalmente em 2025.

5 dicas rápidas para criar posts orgânicos e patrocinados

  1. Seja autêntico e mostre quem está por trás da sua marca, mas cuidado com as opiniões pessoais no perfil da empresa;
  2. Use um bom português. Seus clientes merecem uma comunicação clara. Atenção aos acentos, às vírgulas e pontuações;
  3. Avalie datas que movimentam o varejo e faça um planejamento anual;
  4. Antecipe-se e comece a falar sobre os temas antes para ser lembrado pelo seu consumidor. Tenha frequência;
  5. Respeite o momento de cada cliente. Gerar desejo leva tempo e, claro, esteja preparado para arrasar na hora que eles decidirem comprar.

Saiba mais sobre como usar o Instagram para ajudar sua empresa:

  • Análise de métricas nas redes sociais
  • Guia de vendas para redes sociais

Venha ouvir a programação da Rádio Capital.
==> Ouça nossa Rádio Capital

impulsionadasNegóciosorgânicasSEBRAEInstagramsaibaentrediferençasguiapublicaçõesAgência Sebrae
Notícia anterior

Repórter Brasil Tarde, 13/03/2025

Próxima notícia

Consultório odontológico é fechado por falta de limpeza e problemas estruturais

Próxima notícia
Consultório odontológico é fechado por falta de limpeza e problemas estruturais

Consultório odontológico é fechado por falta de limpeza e problemas estruturais

Notícias recentes

  • Conferência envolve 61 mil escolas em ações por justiça climática
  • STF afasta prefeitos suspeitos de desviar emendas parlamentares
  • Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje parcela
  • Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2025 termina hoje
  • Enem 2025: prazo para recurso de atendimento especial termina hoje

Siga nossa página no Facebook

  • Sobre nós

© 2025 Portal Capital Liberal |
Desenvolvido / Customizado com ♥ Dart Box Marketing

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Translate »

Add New Playlist

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Cidades
    • Rio de Janeiro
      • Macaé Notícias – Notícias de Macaé
      • Rio das Ostras – Notícias de Rio das Ostras
      • Búzios – Notícias de Armação do Búzios
      • Cabo Frio – Notícias de Cabo Frio
  • Economia
    • Management
  • Política
  • Esportes
  • Cult Pop
  • Mundo
  • Polícia
  • Estilo
  • Opinião
  • Rádio Capital
    • Rádio Capital Gospel
    • Capital Jazz

© 2025 Portal Capital Liberal |
Desenvolvido / Customizado com ♥ Dart Box Marketing

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Vá para versão mobile