Ícone do site Portal Capital Liberal

Hamas diz que não irá libertar reféns até que ocupação de Israel acabe

Hamas diz que não irá libertar reféns até que ocupação de Israel acabe

O aumento das hostilidades ocorre no dia em que havia esperança de um acordo para a pausa humanitária. Mas após dias de negociações no Egito, o Hamas disse que os grupos palestinos não concordaram com a libertação de reféns até que a guerra chegue ao fim.

Segundo Israel, cerca de 120 pessoas ainda estão em Gaza, em poder do Hamas. O governo de Israel vem sendo pressionado por familiares desses reféns a fazer um acordo, mas o primeiro ministro Benjamin Netanyahu vem afirmando que a melhor estratégia pra libertar as pessoas é pela força. Nesta quinta-feira (21) voltou a afirmar que só vai encerrar o conflito quando o Hamas tiver sido completamente derrotado. A fala de Netanyahu vai contra as pressões de grupos humanitários pelo fim da guerra.

Um relatório divulgado nesta quinta-feira (21) pela Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que toda a população de Gaza, 2,3 milhões pessoas, já sofrem com a falta de alimentos. E que há risco de fome generalizada caso o conflito prossiga pelos próximos meses.

Para se ter uma ideia, hoje no mundo há cerca de 129 mil pessoas em situação grave de fome. Só em Gaza esse número é quatro vezes maior: são 500 mil pessoas sem ter o que comer.

O economista chefe da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura Arif Rossen comentou o relatório. Ele disse que além da quantidade de pessoas com fome o que assusta é a rapidez e a intensidade com que a crise se instalou em Gaza.

Outro problema no território é a falta de acesso à saúde. Um oficial da Organização Mundial de Saúde afirmou que não há um só hospital em funcionamento no norte de Gaza. O que causa sofrimento extremo aos feridos.

* Com informações da agência Reuters.

Internacional Brasília 21/12/2023 – 20:41 Iara Balduino – Repórter da TV Brasil Conflito no Oriente Médio Israel Hamas hostilidades quinta-feira, 21 Dezembro, 2023 – 20:41 1:56

Sair da versão mobile