Adolf Hitler ficou marcado na história por ordenar o massacre de milhares de judeus. Mas antes de ocupar o cargo mais alto do poder na Alemanha e determinar a perseguição dessas pessoas, ele foi julgado por alta traição. Em 1° de abril de 1924, o juiz anunciou uma sentença branda para Hitler. A prisão acabou promovendo a ascensão do nazismo no país.
Em novembro de 1923, com o objetivo de tomar o governo do Estado da Baviera, Adolf Hitler e o Partido Nazista lideraram uma marcha que ficou conhecida como Pustch da Cervejaria. Os manifestantes foram repreendidos pela polícia de Munique. E o líder nazista e outros participantes acabaram presos pela tentativa de golpe malsucedida.
Passados três meses, Hitler e mais nove investigados foram a julgamento no Tribunal Popular de Munique. Aos 34 anos, ele discursou por três horas e meia em sua defesa e conquistou a simpatia do tribunal.
Pouco mais de um mês depois, Hitler recebeu uma pena considerada branda para o crime de alta traição. Foi condenado a cinco anos de prisão e pagamento de multa, mas saiu da cadeia em menos de um ano.
Durante o período em que esteve preso, Hitler escreveu o primeiro volume do seu manifesto autobiográfico intitulado de “Mein Kampf” (Minha Luta). As ideias antissemitas e antidemocráticas tornaram Hitler e seu partido bastante populares na Alemanha.
Em 1933, o líder nazista ascendeu ao cargo de primeiro-ministro e, no ano seguinte, após a morte do presidente, declarou-se o novo líder do país.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: Oussama El Ghaouri
Publicação web: Patrícia Serrão
Internacional Brasília 01/04/2024 – 06:37 História Hoje História Hoje segunda-feira, 1 Abril, 2024 – 06:37 2:36