Ícone do site Portal Capital Liberal

Macaé receberá Audiência Pública do processo de licenciamento do Projeto Raia, da multinacional Equinor

Macaé receberá Audiência Pública do processo de licenciamento do Projeto Raia, da multinacional Equinor

A audiência pública do processo de licenciamento do Projeto Raia, o maior projeto de gás natural em desenvolvimento no Brasil, da multinacional norueguesa Equinor, será realizada em Macaé. O encontro acontece no Hotel Mercure (Rua Dolores de Carvalho Vasconcelos, 110, Glória), no próximo dia 10, às 15 horas, e foi agendado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Haverá transmissão ao vivo pelo site www.projetoraia.com.br Nesta quinta-feira (20), o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, junto ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, recebeu, em seu gabinete, representantes da empresa. A reunião teve como objetivo a apresentação dos avanços do desenvolvimento do Projeto Raia. “A Equinor consolida a nossa posição de destaque no mercado global de energia por garantir a ampliação da produção e do processamento do gás”, destacou o prefeito.
“A Equinor eleva a nossa posição na produção, processamento e distribuição do gás no Brasil, viabilizando também diversos negócios já encaminhados na cidade, como a instalação das usinas termelétricas, a fábrica de fertilizantes e a planta de produção de gás natural líquido. Estamos diante de um horizonte de oportunidades, investimentos e geração de muitos empregos”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
O coordenador de relações institucionais da Equinor, Jorge Sequeira, ressaltou a importância da realização e da divulgação da audiência pública. “Informamos oficialmente à prefeitura sobre o agendamento da audiência pública. Convidamos o prefeito Welberth Rezende a participar e, consequentemente, esse convite é extensivo a toda a população de Macaé”, disse Sequeira.
O Projeto Raia tem capacidade para fornecer até 16 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que corresponde a 15% da demanda nacional de gás quando estiver em produção, prevista para 2028. Por ser um projeto estratégico para a segurança energética do Brasil, Raia foi incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento é de cerca de US$ 9 bilhões.Descrição da atividade
O Projeto Raia está localizado no pré-sal da Bacia de Campos, a cerca de 175 quilômetros do município de Armação dos Búzios, na costa do Estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d’água varia de 2.550 a 2.860 metros. O desenvolvimento do bloco compreenderá atividades marítimas (offshore) e terrestres (onshore), considerando o sistema de produção e escoamento, bem como as demais atividades relacionadas à produção de óleo e gás.
O sistema de produção será composto por uma unidade de produção flutuante de armazenamento e transferência do tipo FPSO (“Floating Production Storage and Offloading”, em inglês), além de poços marítimos de produção de petróleo e gás e de injeção de gás (integrantes de outro processo de licenciamento ambiental), equipamentos submarinos e um gasoduto de exportação em trechos marítimo e terrestre.
O escoamento do óleo produzido se dará por meio de navios aliviadores. O escoamento de gás natural processado será feito por meio de um gasoduto de exportação, com cerca de 200 quilômetros de trecho marítimo, desde a unidade de produção em águas ultra profundas até sua chegada em terra, na praia de Lagomar, em Macaé. O trecho terrestre do gasoduto deverá ser instalado em faixa de dutos existente em Macaé, onde já estão instalados os dutos Enchovão e Rota 2.

Sair da versão mobile