Mais de 80 blocos e mega blocos vão desfilar neste fim de semana na capital fluminense. A tarde e a noite de sábado e domingo reservam muito Carnaval para os foliões que estão sedentos pela folia.
Na programação, blocos queridinhos como o Simpatia é Quase Amor, que desde 1985 arrasta uma multidão pelas ruas de Ipanema e faz seu desfile a partir das quatro horas da tarde.
Na praça Tiradentes, no Centro, às seis da tarde, foliões vão marcar presença no Bloco das Carmelitas, que desde 1990 reforça a lenda da freirinha que teria fugido do Convento em Santa Teresa para brincar o carnaval.
Na região portuária, no bairro da Sáude, às quatro horas da tarde, tem desfile do Batuke de Ciata, com bateria composta em sua grande maioria por mulheres.
O bloco reverencia a baiana que se mudou para o Rio e ficou conhecida como tia Ciata. Foi na casa dela, frequentada por Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Sinhô e Mauro de Almeida, que teria nascido o samba.
Domingo de manhã também é dos apaixonados do Fogo e Paixão no Largo São Francisco de Paula no centro.
E também no centro às oito horas da manhã tem o tradicional cortejo do Cordão do Boitatá.
Na zona sul destaque para o Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, o Blocão de Copacabana e o Tá pirando, Pirado, Pirou, na Urca.
Na zona norte, foliões vão poder brincar no Fuzuê da Ilha, na Ilha do Governador, Pipoca e Guaraná, na Tijuca, e Perereca Medrosa no Engenho da Rainha entre outros.
Zona Oeste e Barra também tem folia neste domingo com a Banda da Barra, o Tá Chegando a Hora, em Pedra de Guaratiba, o Tá Pirando, Pirado, Pirou, de Padre Miguel e o Timoneiros da Viola, no Oswaldo Cruz.
Cultura Rio de Janeiro 10/02/2023 – 21:13 Roberto Piza / Guilherme Strozi Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional carnaval Rio de Janeiro sexta-feira, 10 Fevereiro, 2023 – 21:13 114:00