A Marinha dos EUA diz que um de seus destróieres, o USS John S. McCain, navegou pelo estreito de Taiwan.
É a primeira vez que um navio da Marinha dos Estados Unidos navegou pelo estreito entre Taiwan e a China continental desde o lançamento do governo do presidente Joe Biden.
A Sétima Frota da Marinha dos EUA diz que o destróier realizou um trânsito de rotina no Estreito de Taiwan na quinta-feira, horário local. A frota afirma que o trânsito do navio foi conduzido de acordo com a lei internacional e demonstra o compromisso dos Estados Unidos com um Indo-Pacífico livre e aberto.
O Ministério da Defesa de Taiwan afirma ter confirmado que um navio de guerra dos EUA navegou pelo estreito de norte a sul e que a passagem foi uma missão de navegação regular.
O governo do ex-presidente Donald Trump buscou laços mais fortes com Taiwan, e os navios militares dos EUA navegaram pelo estreito 13 vezes no ano passado.
Especialistas militares em Taiwan dizem que o governo Biden está tentando assegurar a Taiwan e aos países da região que basicamente continuará a política de Taiwan perseguida pelo governo Trump.
Eles dizem que a implantação de um navio da marinha dos EUA pelo estreito também teve como objetivo manter a China sob controle.
Fonte: NHK