As transferências internacionais de armas se estabilizaram ao longo de 2016-2020, enquanto os Estados Unidos permaneceram o maior exportador no período, disse um think tank sueco na segunda-feira.
Entre 2011-2015 e 2016-2020, os Estados Unidos aumentaram sua participação global nas exportações de armas de 32% para 37%, de acordo com um relatório publicado pelo Stockholm International Peace Research Institute.
Nos últimos cinco anos, os EUA forneceram armas importantes a mais de 90 Estados, muito mais do que qualquer outro fornecedor, enquanto 47% das armas americanas exportadas foram para o Oriente Médio, disse o relatório.
Enquanto isso, na última década, as transferências internacionais de armas importantes permaneceram no mesmo nível, já que “aumento substancial nas transferências de três dos cinco principais exportadores de armas – EUA, França e Alemanha – foi amplamente compensado pelo declínio de exportações de armas da Rússia e da China “, disse o relatório.
Embora seja a primeira vez desde 2001-2005 que as entregas internacionais de armas não aumentaram, as transferências de armas ainda estavam perto do nível mais alto na era pós-Guerra Fria, acrescentou o documento.
Fonte: Xinhuanet