O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, indicou que a OTAN precisa de estreitar os laços com países amigos que partilham valores comuns, como o Japão, para combater a China.
Stoltenberg encontrou-se com o presidente dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca na segunda-feira, antes da cúpula da Otan na próxima semana.
Após a reunião, Stoltenberg disse a repórteres que eles discutiram várias questões, incluindo Rússia, China e ameaças de ataque cibernético.
Ele disse, “precisamos fortalecer a OTAN e enfrentamos desafios de segurança que nenhum aliado pode enfrentar sozinho, portanto, precisamos estar juntos.”
Questionado sobre a China, o chefe da OTAN disse que “eles não compartilham nossos valores”.
Ele disse: “Precisamos defender as regras baseadas na ordem internacional e trabalhar mais de perto com os parceiros, incluindo na Ásia-Pacífico – Austrália e Nova Zelândia, Coréia do Sul e Japão.”
Sobre a Rússia, Stoltenberg reconheceu a importância da cooperação entre os aliados da OTAN para tratar de questões como a Ucrânia. Ele disse: “precisamos administrar um relacionamento difícil com a Rússia.”
Fonte: NHK