Foi lançada, nesta terça-feira (19), a nova Planejadora Sebrae, ferramenta que apoia os empreendedores na gestão financeira e na obtenção de crédito. Repleta de inovações para apoiar os pequenos negócios, a Planejadora foi lançada em janeiro desse ano e acabou de passar por melhorias.
As novidades foram apresentadas durante o Encontro Nacional Acredita Sebrae, em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida com base em três pilares estratégicos: simplicidade e autonomia, planejamento com função central e crédito consciente.
Entre as principais ações disponíveis, ela oferece identificação e análise de indicadores financeiros, simulação de cenários, visualização do endividamento vigente, capacidade de pagamento, projeção de resultados e monitoramento de metas no pós-crédito. Agora, mais 12 funcionalidades foram acrescentadas à iniciativa.
Quem acessar a plataforma, que está disponível em versão web e mobile, pode ver inicialmente pílulas de conhecimento e outras ferramentas e serviços do Sebrae, conferir as linhas crédito disponíveis para os pequenos negócios e ter um material de apoio para navegar na Planejadora. Além disso, a ferramenta recebeu o reforço da Agente LIS, uma Inteligência Artificial que ajudará o empreendedor em todas as fases de preenchimento das informações.
“São recursos inovadores que vão ajudar o cliente e os nossos atendentes neste processo de garantia de acesso a crédito”
Augusto Togni, coordenador de Orientação e Educação Financeira do Sebrae Nacional
Augusto Togni apontou que haverá mais entregas até o fim do ano, com a possibilidade de compartilhamento de planejamentos que possam garantir opções mais adequadas às finanças do negócio. “Esse relatório é uma oportunidade-chave para avaliar o comportamento empreendedor, desenvolver habilidades de negociação e construir opções adequadas para boas negociações”, afirmou.

Os empreendedores também poderão acessar o “Planejamento Financeiro para o Crédito”, disponível na plataforma, que é dividida em três módulos e possibilita conhecer as finanças, o passo a passo para utilizar a Planejadora Sebrae e orientações sobre como ter o crédito na hora certa. “Temos essa oportunidade de ter essa ferramenta amiga do empresário no monitoramento e acompanhamento da sua tomada de crédito e nas finanças do pequeno negócio”, ressaltou.
Fampe 30 anos
As novas funcionalidades da Planejadora Sebrae foram apresentadas durante o Encontro Nacional Acredita Sebrae para representantes de instituições financeiras, parceiros operadores do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), gestores estaduais de crédito do Sistema Sebrae, agentes de crédito e finanças e empresários beneficiados pelo programa.
O analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, André Dantas, foi o responsável por apresentar a trajetória de 30 anos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e projetar os próximos passos para a iniciativa.
Já o coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua, apresentou pesquisas sobre a importância do crédito assistido e orientado, ofertado pela entidade e trouxe informações sobre os Fundos de Investimento em Inovação (FOF). “Estamos falando de transformação de vidas, de desenvolvimento social e econômico e sobre dar chances e oportunidade para as pessoas”, afirma.
“O crédito orientado e assistido é extremamente importante para o Sebrae, porque a nossa atuação pode ter impacto sobre os pequenos negócios, e consequentemente, na economia nacional”
Giovanni Beviláqua, coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae
“O crédito importa, a nossa atuação importa, e elas precisam ser combinadas. Somente conseguimos chegar a um processo de transformação dessa forma”, completou Beviláqua, que lembrou que, em breve, estudos serão lançados sobre o impacto do crédito na sobrevivência das empresas.
Acredita + Fampe
O Programa Acredita foi sancionado pelo governo federal em 2024, com foco na ampliação e na democratização do acesso a crédito para os pequenos negócios. O Sebrae definiu uma estratégia de apoio com base em dois pilares: viabilizar garantias complementares por meio do Fampe e promover atendimento por meio do crédito consciente aos pequenos negócios interessados no suporte financeiro.
A instituição fez aporte de R$ 2 bilhões no Fundo, com previsão de R$ 30 bilhões de crédito no mercado para os pequenos negócios nos próximos anos. Além disso, o Sebrae estruturou sua rede de atendimento com o suporte de agentes de crédito e finanças, rede própria e de parceiros para viabilizar uma jornada de atendimento com foco no crédito consciente.