A mídia na Rússia está atribuindo ao Ministério da Defesa do país a afirmação de que tropas iniciaram uma ofensiva militar na Ucrânia.
O anúncio é feito depois da declaração do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de que o país realizaria uma dita ‘operação militar especial’ na Ucrânia. Em notícias veiculadas pela mídia russa, o Ministério da Defesa teria declarado que tropas estão atacando infraestrutura militar da Ucrânia com armas de alta precisão. Risco à população civil é descartado.
As informações seguem-se a pronunciamento de Putin pela televisão, nesta quinta-feira, com o anúncio de que o país estava para iniciar uma operação militar. Sem dar detalhes, o chefe de Estado explicou que a Rússia não planeja ocupar território ucraniano.
Dias antes, Putin havia reconhecido unilateralmente, como independentes, as regiões separatistas do leste da Ucrânia e ordenado a mobilização de tropas russas no que chamou de missão de paz. Na quarta-feira, o Kremlin havia dito que os líderes separatistas solicitaram assistência militar à Rússia.
No pronunciamento desta quinta-feira, Putin deu a entender que a operação tem o objetivo de proteger a população local, submetida, segundo ele, a opressão pelo governo ucraniano.
Por sua vez, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, publicou mensagem de vídeo em redes sociais, na qual diz que a Rússia atacou com mísseis instalações militares e guardas de fronteira ucranianos.
Há relatos sobre explosões em diversas cidades da Ucrânia.
*NHK