O Sebrae e a Rede Globo celebraram, nesta quinta-feira (7), um acordo de cooperação técnica e o lançamento de um ambiente digital que têm como objetivo promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho de pequenos negócios na cadeia de valor do grupo Globo. O propósito é capacitar e facilitar o acesso de pequenos negócios a conteúdos no ambiente digital, com a meta de alcançar 15 mil empresas.
Por meio da parceria, foi criada a Academia do Fornecedor Globo. O ambiente digital, construído pelo Sebrae Nacional, reúne podcasts, vídeos, textos, e-books e cursos gratuitos e será um espaço de desenvolvimento e aprendizagem dos empreendedores parceiros do grupo.
A iniciativa faz parte do Projeto Conexões Corporativas, que há mais de 30 anos tem apresentado soluções para grandes e pequenas empresas atuarem de forma conjunta na busca por melhores resultados. As iniciativas adotadas no âmbito do projeto melhoram o ambiente de negócios e a competitividade de todos os atores envolvidos.
Conheça a Academia do Fornecedor Globo – https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceriaglobo
A especialista em mercados e transformação digital do Sebrae Janaina Camilo ressalta que o projeto em parceria com o Grupo Globo vai atender a um segmento econômico fundamental para o estado do Rio de Janeiro. “O audiovisual brasileiro é um gerador de empregos e renda de proporções gigantescas. São atividades que o público normalmente não vê, mas que sem elas toda a produção que assistimos seria inviável: roteiristas, diretores, atores, técnicos de som e imagem, figurinistas, maquiadores, produtores, distribuidores, exibidores, e tantos outros profissionais que, direta e indiretamente, contribuem para que uma ideia se transforme em um produto cultural de sucesso”, comenta Janaina.
Segundo Denise Marques, analista de Competitividade do Sebrae, a economia criativa é um setor estratégico para o país, com imenso potencial de transformação social e econômica. “Dentro desse universo, a indústria do audiovisual se destaca, gerando oportunidades de emprego e renda para uma infinidade de categorias profissionais. O cinema e a TV não são apenas espaço de entretenimento e informação, mas um motor econômico poderoso”, comenta.
Andréia Lopes, coordenadora do Projeto Conexões Corporativas do Sebrae RJ, diz que a parceria reforça uma tendência crescente no mercado. “Grandes empresas, como a Globo, vêm mobilizando suas cadeias produtivas de suprimentos em torno de estratégias sustentáveis para alinhar o conjunto de fornecedores com seus propósitos”, comenta.
Capacitação
Sebrae RJ e Globo já atuaram juntos em uma parceria entre 2022 e 2024 que buscava aumentar a competitividade e a produtividade de micro e pequenas empresas das áreas de cenografia e figurino e que atuavam como fornecedoras do grupo, por meio da metodologia de Encadeamento Produtivo. Ao todo, foram 251 horas de capacitação, distribuídas entre consultorias presenciais e atividades instrutivas (workshops, palestras e cursos), que abordaram temas como: Finanças, Inovação e oportunidades de mercado, Planejamento estratégico, Processos produtivos, Conceito “Phygital”, entre outros.
Além das capacitações, o projeto promoveu uma rodada e uma sessão de negócios, que geraram uma expectativa de R$ 1,56 milhão em novos contratos.