Nesta quarta-feira (10), o Sebrae premiou com o Selo Diamante as Salas do Empreendedor que se destacaram em aspectos como a prontidão do atendimento, a qualidade do ambiente, a presença digital, a articulação junto ao município para fomento ao empreendedorismo e principalmente na qualidade do conteúdo entregue ao público.
O diretor técnico do Sebrae Nacional ressaltou a qualidade do trabalho dos agentes de desenvolvimento que, conforme ele, são um “ponto de suporte, fomento e integração”.
“Para nós do Sebrae, vocês são parte da nossa instituição”, Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional.
Segundo o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, atualmente são 3.220 salas do empreendedor distribuídas pelo país. “São parceiras do Sebrae, aumentando a nossa capilaridade e a nossa presença física, o nosso ponto de calor com o cliente da instituição”, ressaltou. Ainda de acordo com o gerente, são elas as responsáveis por 34% de todo o atendimento que o Sebrae realiza hoje no presencial. “Esse evento é um evento de reconhecimento e qualificação dessas salas”, complementou.
Para a gerente adjunta de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Milva Capanema, além de mobilizar os agentes, o prêmio traz uma motivação para que eles queiram estar sempre à frente. “A gente criou um ambiente muito diamante para eles se sentirem honrados por tudo que estão fazendo, pelo nosso cliente, em nosso nome, junto conosco”.
Lançado em 2022, o Selo é uma metodologia de avaliação para reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e outros parceiros. São aplicados critérios qualitativos e quantitativos, incluindo cliente oculto, que gera pontuações com o objetivo de atribuir categorias de qualidade Bronze, Prata e Ouro nos estados. O Diamante é a categoria nacional concedido aos parceiros com pontuação acima de 99,5.
“O selo hoje funciona como uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos atores envolvidos, principalmente desses atendentes e agentes de desenvolvimento que estão à frente no dia a dia lutando, batalhando para realizar sonhos dos nossos empreendedores”, Dhiego Barão, gestor estadual do Sebrae MS.
Paraná é o estado com mais salas Diamantes, das 369 salas, 44 receberam o reconhecimento máximo. Com a sala de Curitiba Pinheirinho, sendo selada na categoria nacional pelo segundo ano consecutivo. Segundo o diretor de Operação do Sebrae PR, César Rissete, a unidade vem trabalhando a qualidade do atendimento desde antes do selo. “A gente tem um processo de reconhecimento muito forte dos prefeitos e das lideranças sobre a importância da sala. Então, aumentou muito o atendimento, a procura da sociedade e esse apoio do prefeito, do secretário municipal, dando condições para a sala do empreendedor ter uma qualificação maior, espelhada nos selos diamantes”, afirma.
“Esse troféu, quando chega na cidade, mexe com a sociedade como um todo. O Selo Diamante do Sebrae tem uma força gigante, pois se torna um ponto com mais credibilidade ainda”, declara a analista do Sebrae MG Viviane Soares da Costa.
“Eu digo sempre que a sala do empreendedor consegue materializar, viabilizar, todos os outros eixos do programa Cidade Empreendedora. Então, a sala tem um potencial gigante e o agente de desenvolvimento, quando ele internaliza o poder que tem, ele transforma municípios. E não transforma sozinho, ele transforma junto com o Sebrae, junto com parceiros, dos empreendedores, dos jovens, das pessoas que capacitam e esse prêmio é a consolidação de todo esse trabalho que a gente faz diariamente”, declara Sivone Neves de Oliveira, agente de desenvolvimento de Canhotinho/PE, cuja sala do Empreendedor recebeu o selo diamante pelo segundo ano.
Raquel Barros Ferreira, agente de desenvolvimento em Madalena/CE, unidade que também recebe o selo pela segunda vez, afirma que o selo diamante também reflete o modelo de gestão do município. “A nossa prefeita é empreendedora, então isso também reflete no nosso trabalho”, diz. Para ela, a Sala do Empreendedor tem a importância de fomentar os empreendedores locais da cidade com cursos, palestras e oficinas.
Assim como Sivone e Raquel, Josias Rodrigues de Farias, de Queimadas/PB, também obteve mais uma vez o reconhecimento com o selo diamante. “Mesmo que encerre o ciclo do selo, a gente continua fazendo um trabalho de excelência. Então, é um trabalho gratificante, muito seguro, muito forte junto ao empreendedor da cidade”, diz. “Fomos diamante em 2022, 2023 também, e estamos trabalhando para ser tri diamante, reconhecidos pelo que estamos fazendo em 2024”, conclui.
“O selo Sebrae Diamante é uma referência que valoriza e reconhece os agentes da rede parceira de atendimento. Então, ele reconhece quem atende, reconhece o agente que trabalha ali no município, por meio da sala do empreendedor”, Ellys Alves, gestora da Rede Parceira de Atendimento
–
Ellys complementa que para o Sebrae, esse trabalho é muito importante porque, valorizando esses parceiros, a instituição traz esse comprometimento deles. “E nós temos também a oportunidade de atender a mais empreendedores ou pessoas que querem empreender nos municípios por meio dessa rede”, acrescenta.
O evento foi concluído com um espetáculo em homenagem a todos os selos diamantes recebidos pelos agentes de desenvolvimento do país. “Os diamantes sabem bem brilhar, vieram para Brasília juntos transformar”, cantou a artista Andi Rubinstein, em uma paródia da música “Isto aqui, o que é”, de João Gilberto.