Para acompanhar as mudanças no comportamento dos clientes de turismo interessados cada vez mais em programas que proporcionem momentos únicos durante viagens, o Sebrae lançou o Manual da Jornada de Atendimento para Estruturação de Produtos de Turismo de Experiência, elaborado pelo Polo voltado exclusivamente para o segmento. O lançamento ocorreu durante o Impulsiona Turismo, realizado em Brasília, nessa quarta (11).
O material possui orientações de atuação para gestores, consultores e colaboradores junto aos pequenos negócios, com o objetivo de aproveitar a demanda e gerar mais faturamento, além de trazer mais competitividade e profissionalização dos serviços turísticos.
A Jornada é resultado da análise do mercado turístico – por meio dos estudos existentes e entrevistas com especialistas – e permite uma abordagem mais integrada entre as diferentes realidades do país, mantendo o foco nos conceitos de economia da experiência e inovação dos serviços. Ela está dividida em seis etapas:
- identificação do perfil do negócio;
- análise da integração oferta e mercado;
- desenho do produto de turismo de experiência;
- validação do produto de turismo de experiência;
- acesso ao mercado;
- e avaliação contínua.
No entanto, o manual pode ser adaptado ao estágio de desenvolvimento do empreendimento. A gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescosi, ressalta que o objetivo é estruturar uma forma de atuação para agregar valor ao trabalho que os consultores e Agentes de Roteiro de Turismo (ART) fazem na ponta, junto ao público.
Esse material é muito versátil, porque ao mesmo tempo que ele traz uma orientação para o Sistema Sebrae, traz orientações para o próprio empreendedor. É uma forma de conseguimos direcionar o atendimento nos territórios.
Renata Vescosi, gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.
Polo Sebrae
O Polo de Referência Sebrae em Turismo de Experiência, criado em 2023, tem como objetivo estabelecer um ambiente de inteligência e disseminação de conhecimentos sobre o tema do Turismo de Experiência para o Sistema Sebrae. Com foco no desenvolvimento e fortalecimento do segmento do turismo baseado em experiências autênticas e memoráveis, o Polo tem atuado para impulsionar o empreendedorismo e a inovação nesse setor, proporcionando suporte estratégico e recursos para os empreendedores e pequenos negócios envolvidos.
O turismo de experiência é uma abordagem que valoriza as vivências únicas proporcionadas aos turistas, além dos aspectos tradicionais do turismo. É uma maneira de explorar os recursos culturais, naturais e sociais de uma região, oferecendo aos visitantes experiências autênticas, imersivas e enriquecedoras.