Desafios da gestão pública foram debatidos por secretários de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda de municípios do Sul Fluminense em reunião promovida nesta segunda-feira (11/08) pelo Sebrae Rio, em parceria com a Prefeitura de Piraí. O encontro, realizado na Casa de Cultura de Piraí, teve como temas centrais a adesão obrigatória à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e a implementação de Compras Públicas de Inovação.
Como a NFS-e nacional se torna obrigatória para todos os municípios a partir de janeiro de 2026, o evento reforçou a necessidade de planejamento imediato por parte das prefeituras.
“A regulamentação da nota fiscal eletrônica de serviços, trazida pelo Governo Federal, exige que os municípios se organizem internamente para que, a partir do dia 1º de janeiro, ofereçam o serviço. Estamos trabalhando para apoiar esse processo”, destacou Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba.
Outro ponto de destaque foi o debate sobre Compras Públicas de Inovação, que visam acelerar a transformação digital das administrações municipais e incentivar soluções empreendedoras no setor público. O Sebrae Rio fará uma pesquisa nos 12 municípios da região para mapear os mecanismos legais já disponíveis e apoiar na adoção de práticas que facilitem a vida do contribuinte e impulsionem o desenvolvimento local.
O prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, ressaltou a importância da parceria:
“O Sebrae sempre foi um grande aliado dos municípios fluminenses, especialmente da nossa região. Essa troca é fundamental para avançarmos em temas como a reforma tributária e o fortalecimento do movimento econômico local.”
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Piraí, Breno Borges, a reunião foi “uma oportunidade para troca de experiências, alinhamento de estratégias e construção conjunta de soluções”. Já o secretário de Finanças de Barra Mansa, Leonardo Ramos de Oliveira, destacou que “essas mudanças trazem otimização dos gastos, transformando recursos em benefícios concretos para o cidadão”.
O encontro também marcou o lançamento da edição 2025 do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que reconhece iniciativas inovadoras e de impacto no desenvolvimento econômico. Nesta edição, o papel dos secretários municipais será especialmente valorizado na formulação e implementação de políticas públicas transformadoras.