Pelo segundo ano consecutivo, o Startup Summit 2024 irá contar com um espaço totalmente dedicado a empresárias, o Lounge Sebrae Delas, com talks, mentorias, networking e palestras comandadas por mulheres, focado em discutir e fomentar a participação feminina na tecnologia e inovação. O evento será realizado de 14 a 16 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis.
“É o segundo ano consecutivo em que o programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, voltado ao empreendedorismo feminino, traz uma programação com conteúdos focados nas mulheres atuantes no segmento. No ano passado, o Lounge Sebrae Delas permaneceu lotado durante todo o evento, o que nos fez perceber a urgência de dar ainda mais espaço e visibilidade para as mulheres neste ambiente de tecnologia e inovação. Estamos ávidas por mais conhecimento, conexão e negócios, e aumentar a presença feminina traz importantes resultados para as empresas, com mais diversidade, inovação e lucratividade. No final, todos ganham!”, afirma Marina Barbieri, gestora do programa Sebrae Delas Mulher de Negócios em Santa Catarina.
Neste ano, o espaço terá o dobro do tamanho e trará ainda mais novidades, como atrações culturais, em que três artistas mulheres irão se apresentar no encerramento de cada um dos dias do evento. E, ainda, haverá uma programação especial para meninas e adolescentes. Durante todas as manhãs, o espaço receberá participantes do programa Technovation Girls Brasil, momento em que elas irão aprender sobre empregabilidade, preparação para o mercado, apresentação de pitch, empreendedorismo e finanças. Ao final do evento, elas terão a oportunidade de apresentar seus projetos e ideias de aplicativos.
“Para aumentar a representatividade feminina na tecnologia e inovação, precisamos trabalhar a formação das meninas desde a base. Muitas jovens são desestimuladas a apostar em uma carreira na tecnologia, seja por falta de exemplos, preconceito ou desconhecimento. No Lounge, elas vão aprender sobre oportunidades e potencialidades”, complementa Marina.
As mulheres têm o poder de transformar a sociedade, mas precisam de espaço. O papel do Sebrae também é o de abrir portas para que elas ocupem esses lugares, inclusive, os que são majoritariamente masculinos. É isso que estamos buscando ao propor o Lounge Sebrae Delas dentro de um evento como o Startup Summit: incentivar o empreendedorismo feminino também em segmentos tecnológicos e inovadores. Dando protagonismo para as mulheres conseguiremos uma sociedade mais equitativa e diversa.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional
Serão reunidas mulheres de referência na tecnologia, inovação e liderança feminina para compartilhar experiências, soluções e cases de sucesso. No espaço, também será possível observar um mural com grandes referências femininas que fizeram história na tecnologia e inovação ao longo dos anos.
A programação foi criada de forma colaborativa entre o programa Sebrae Delas Mulher de Negócios e mulheres representantes de entidades parceiras. Entre as apoiadoras estão ACIF Mulher, Data For All, Digitais Pretas, Elas Prosperam, EuConecto, Ladies That UX, Maternidade nas Empresas, Mulheres ACATE, Mulheres de Produto, Novale Delas, Prototipando a Quebrada, Project Managment Institute-SC, Semente Negócios, Silva Schütz Advogados, Startup Weekend Woman, Technovation, The New Squad, X-Plan e Zoho Brasil.
O Lounge Sebrae Delas conta com o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública que financia a inovação. A programação completa do espaço pode ser conferida no aplicativo do evento.
Sobre o SEBRAE DELAS
O programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, desde 2019 trabalha no apoio e fortalecimento da cultura empreendedora entre mulheres, promovendo ações presenciais e digitais para capacitar empreendedoras. Nos últimos cinco anos de atuação em Santa Catarina, já foram computados cerca de 150 mil atendimentos.
Entre as soluções oferecidas estão o circuito de palestras Encontro entre Elas, curso Jornada da Empreendedora, trilhas de capacitação voltadas para segmentos específicos do empreendedorismo feminino e eventos presenciais de conexão e capacitação em todo estado.
Na área de tecnologia e inovação, as empresárias podem participar da trilha de capacitação Empreendedora Tech, voltado aos desafios e potencialidade que mulheres CEOs de startups e empresas de tecnologia enfrentam.