Impulsionar o desenvolvimento de competências empreendedoras junto aos estudantes universitários. Este é o objetivo da participação do Sebrae no Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), que ocorre entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Florianópolis (SC). A entidade já vem atuando com este público por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora com cursos relacionados à atuação empreendedora – para aqueles que passam a integrar a empresa júnior – e para o desenvolvimento das competências empreendedoras e construção de projeto de vida.
Nos quatro dias de evento, o Sebrae vai contar com um estande exclusivo onde os estudantes saberão mais sobre as competências empreendedoras e serão levados a acessar as soluções do Sebrae gratuitas para universitários: Trilha de capacitação, Mindset Empreendedor e Soluções ágeis. Além disso, a entidade vai realizar uma palestra voltada para o a essência do protagonismo juvenil na quinta-feira (29).
Queremos demonstrar como o desenvolvimento de competências empreendedoras pode subsidiar a melhoria das atitudes relacionadas à cidadania, apoiar na construção dos projetos de vida e no exercício do protagonismo no mundo do trabalho, para a transformação sustentável das realidades individuais e coletivas.
Paulo Ventura, analista de Educação Empreendedora do Sebrae
João Braga é CEO e fundador da Booming, empresa que atua no ramo de investimentos, desenvolvimento de startups e inovação em grandes corporações. Ele está há 10 anos neste mercado e conta que sua trajetória começou em uma empresa júnior. João foi orientado pelo Sebrae enquanto estava na universidade. Ele destaca a importância do apoio da instituição nesta fase da vida do estudante.
“Ainda no início da graduação, quando entrei na empresa júnior, participei das primeiras palestras e workshops do Sebrae sobre o tema e foi fundamental porque tive acesso a mais informações sobre as capacitações e mentorias oferecidas, além de um maior entendimento sobre como funciona esse mercado”, afirmou.
O agora empreendedor ressalta que neste momento o Sebrae tem ajudado na formação do seu networking. “Atualmente, o Sebrae faz parte da minha vida empresarial por meio do Capital Empreendedor, onde ampliei ainda mais minha rede de contatos e conheci empreendedores incríveis. Nesses eventos, não só investimos, mas também trazemos soluções para o nosso pool de negócios”, completou João Braga.
Saiba mais
Realizado pela primeira vez em 1993, o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), tem o objetivo de despertar na juventude empreendedora que faz parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ), o comprometimento com a transformação do Brasil, assim como a capacidade para torná-la realidade.
O Movimento Empresa Júnior é uma Rede formada por empresas juniores, associações civis sem fins lucrativos, que surgem dentro de uma Instituição de Ensino Superior. Nelas, os estudantes executam projetos para clientes reais dentro da sua área-fim, assim como gerem a empresa como um todo, sendo responsáveis pela sua performance.