Autoridades do Ministério da Defesa do Japão informaram que bombardeiros da China e da Rússia voaram em conjunto nas proximidades do Japão na sexta-feira.
Segundo as autoridades, duas aeronaves de cada país sobrevoaram o Mar do Japão e o Mar da China Oriental, antes de rumar para o Oceano Pacífico. Elas informaram que os bombardeiros voaram sobre águas entre a ilha principal de Okinawa e a Ilha de Miyako no sul do Japão.
As autoridades informaram que as aeronaves retornaram para o Mar da China Oriental por uma rota similar. Elas afirmaram que a Força Aérea de Autodefesa do Japão mobilizou aviões de caça e que os bombardeiros não entraram no espaço aéreo japonês.
Trata-se da terceira vez que o Ministério da Defesa divulga observações de voos conjuntos de forças da China e da Rússia nas proximidades do Japão. A última divulgação havia ocorrido em dezembro de 2020.
Na quinta-feira, foi confirmado que embarcações da Marinha dos dois países navegaram através do Estreito de Tsushima no sudoeste do Japão. Autoridades da Defesa estão elevando o nível de alerta do órgão em meio a uma série de ações que descreveram como fora do comum.
Fonte: NHK