O governo do Distrito Federal vai reforçar o policiamento na região central de BrasÃlia, e a Esplanada dos Ministérios será interditada para o trânsito de veÃculos nesta segunda-feira (1º), quando serão realizadas as eleições para as presidências da Câmara e do Senado. A medida foi adotada diante da previsão de manifestações no local.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a operação envolve a PolÃcia Militar, o Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros e a PolÃcia Civil. Toda a movimentação será monitorada, em tempo real, pelo Centro Integrado de Operações de BrasÃlia (Ciob).
Os dois sentidos da Esplanada dos Ministérios foram interditados para veÃculos na madrugada de hoje, da altura da Catedral até o viaduto da N1 com a Avenida L4 Sul (próximo ao Quartel do Corpo de Bombeiros). A reabertura das vias dependerá da finalização das votações e avaliação do cenário de movimentação.
Os motoristas que trafegam pela S1, via que dá acesso à Praça dos Três Poderes, serão desviados para a L2 Sul, na altura da Catedral de BrasÃlia. Quem passar pela L4 Norte deverá seguir pela via no sentido Asa Sul, já que na altura do Quartel do Corpo de Bombeiros o trânsito está interditado.
Como alternativa aos bloqueios, os motoristas poderão circular pelas vias S2 e N2, que ficam atrás dos ministérios. Os estacionamentos dos prédios ministeriais poderão ser utilizados. Os bolsões de estacionamento também ficarão disponÃveis, como as vagas dos setores de Autarquias Norte e Sul.
Os policiais militares estarão em toda a área central e haverá linhas de revista próximas à Catedral, na altura da Alameda das Bandeiras e próximo às escadas dos ministérios, nos dois lados na Esplanada. A área entre o Teatro Nacional e a L2 Norte estará reservada para estacionamento de ônibus dos manifestantes e não será permitido acessar a Praça dos Três Poderes e o gramado em frente ao Congresso Nacional.
De acordo com a SSP-DF, não será permitido portar objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, nem fogos de artifÃcio, hastes para bandeiras e qualquer outro material que possa causar ferimentos. Outra restrição é ao uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.
Edição: Graça Adjuto
Agência Brasil