O curta-metragem “A História de Caio Barnabé” entrou em cartaz na programação do projeto “Curta no Museu”, da Secretaria Municipal de Cultura. Nesta quarta-feira (16) teve exibição no Solar dos Mellos, com audiodescrição e apresentação de Hélder Santana. O filme foi contemplado pelo edital 007/2023 audiovisual da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.
“O ‘Curta no Museu’ é a casa do audiovisual regional. Esse projeto existe para valorizar nosso audiovisual, seus artistas, seus técnicos, nossas paisagens e nossas histórias”, disse Hélder.
A atriz e produtora de “A História de Caio Barnabé”, Amanda Vayssiere, apostou no texto apresentado pelo roteirista e diretor, Tiago Maviero, vislumbrando a possibilidade de trazer uma história leve e divertida, com elementos do imaginário popular, que falasse sobre amizade e que tivesse um toque de realismo fantástico.
“Acho que essa história mostra que somos mais fortes quando estamos juntos e temos fé”, destacou.
A História de Caio Barnabé
O filme acompanha Caio, um jovem que, apesar de não saber ler e escrever, enfrenta a vida com coragem e simplicidade. A rotina do personagem é abalada quando Délia, que se diz amiga, rouba sua casa, tirando proveito da sua vulnerabilidade. No entanto, Caio não está sozinho: Maninha, esta sim uma verdadeira amiga, junto a figuras protetoras como Santo Expedito, Zé Pilintra e Nossa Senhora, entram em cena para guiá-lo e ajudar a superar essa adversidade. Uma narrativa emocionante sobre amizade, fé e a luta contra a injustiça.
Para viver os personagens deste curta (30 minutos de exibição), compõem o elenco os atores Felippe Sena, Cláudia Byspo, Flávio Xavier, Amanda Vayssiére, Néia Oliveira e Hélder Santana.Ficha técnica
Produção: Amanda VayssiereRoteiro e Direção: Tiago MavieroDireção de Fotografia: Bernardo BeraldiSom Direto, Edição de Som, Mixagem e Masterização: Rodrigo ZagoProdução de Set: Marcela Jorge
Figurino: Mônica LaEdição e Montagem: Tiago MavieroAssistente de Produção: Maria Luiza Martins