A Rússia deu início a treinamentos militares em uma região que engloba quatro ilhas sob controle russo e reivindicadas pelo Japão. Alguns analistas afirmam se tratar de uma tentativa de alertar o Japão, que impôs sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia.
O Ministério da Defesa da Rússia disse na sexta-feira que mais de 3.000 soldados, incluindo unidades de artilharia, estão participando do treinamento simulando um desembarque inimigo. O órgão informa que foram usados drones com tecnologia de ponta para atividades de reconhecimento e que foram praticados procedimentos para o lançamento de mísseis contra tanques.
O governo japonês chama as ilhas de Territórios do Norte. A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês afirma que as ilhas foram ocupadas ilegalmente depois da Segunda Guerra Mundial.
Estes são os primeiros exercícios militares desde que a Chancelaria da Rússia anunciou na segunda-feira estar suspendendo os diálogos sobre um tratado de paz com o Japão. Os dois lados ainda não assinaram um tratado desde o fim da guerra devido a esta disputa territorial.
*NHK