O Sicoob, instituição financeira com mais de 8 milhões de cooperados, e o Sebrae firmaram uma parceria inédita para valorizar produtos locais e regionais, destacando o trabalho dos empreendedores em todo o Brasil. A ideia é promover as Indicações Geográficas (IG), um mecanismo que reconhece e protege produtos cuja origem geográfica lhes confere características e qualidades únicas. O objetivo é unir esforços para auxiliar, com apoio financeiro e capacitação, os produtores à frente desses negócios, que movimentam a economia local e ajudam a preservar tradições culturais. As IGs de café e vinho serão as primeiras a se beneficiarem por meio da parceria.
Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae, destaca que a parceria ampliará as ações conjuntas com o Sicoob para o desenvolvimento regional. “O Sicoob é o maior operador do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa, o Fampe, no cooperativismo de crédito, com R$ 1,9 bi de garantias em R$ 2,5 bi de operações de crédito”, enfatiza. Ele ressalta ainda a capilaridade do Sebrae como um ativo que vai ajudar na execução da nova parceria. “Hoje, o Sistema Sebrae atua com mais de 2.500 municípios só no programa Cidade Empreendedora”, ressalta.
Para Hulda Giesbrecht, coordenadora de Negócios Portadores de Futuro do Sebrae, a aliança com o Sicoob, com o objetivo de fomentar as Indicações Geográficas, tem o potencial de transformar os territórios por meio da ampliação da inserção de produtores na IG e da geração de renda. “O Sicoob e o Sebrae terão uma atuação integrada para viabilizar o aporte de recursos, capacitação técnica e gestão para que as IGs possam cumprir o seu papel, dinamizar a economia local e gerar prosperidade”, explica a coordenadora do Sebrae.
De acordo com o Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, a iniciativa está alinhada com o objetivo de promover a prosperidade local, estimulando o crescimento de empregos e a geração de renda em pequenas propriedades. Além disso, visa contribuir para a redução do fluxo migratório para grandes centros urbanos, fortalecendo as economias regionais. A parceria foi firmada nesta quinta-feira (8), durante o 15º Congresso Nacional do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte.
“O Sicoob, por meio das suas cooperativas, fornecerá apoio financeiro para que as associações, que representam os interesses dos produtores, possam se desenvolver continuamente. Estamos realizando um mapeamento detalhado para identificar as nossas cooperativas presentes nas mesmas áreas compreendidas pelas IGs, e que possam apoiar as associações em suas necessidades específicas, garantindo prosperidade na região”, diz Oliveira.
Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, destaca que a parceria com o Sebrae, para impulsionar as Indicações Geográficas, representa um marco importante. “Essa iniciativa visa não só a estimular o crescimento econômico do lugar, mas também promover a valorização dos produtos regionais, fortalecer a identidade local e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo. Essa sinergia entre o conhecimento do Sebrae e a força do cooperativismo financeiro, aliados à atuação das entidades associativas que congregam os produtores, representa mais um passo significativo para a transformação positiva dos territórios”, aponta o diretor.
Na fase inicial da parceria, empreendedores dos setores de café e vinho serão os primeiros beneficiados. Mais de 470 municípios brasileiros e mais de 95 mil produtores terão a oportunidade de ser impactados positivamente pela iniciativa. Atualmente, há 116 Indicações Geográficas brasileiras reconhecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Selo de qualidade
O registro de uma Indicação Geográfica (IG) é um certificado que garante a origem geográfica de um produto ou serviço, atestando suas características únicas e especiais, diretamente ligadas ao local de sua produção. Ao vincular um produto a um determinado território, a IG confere a ele uma reputação e um valor agregado, diferenciando-o dos demais no mercado e protegendo sua identidade.