No dia 10 de julho, o Encontro Nacional dos Agentes de Desenvolvimento e Atendentes da Rede Parceira de Atendimento e Relacionamento reuniu cerca de 800 pessoas. Entre os participantes, estavam agentes de desenvolvimento, atendentes das Salas do Empreendedor e outros parceiros do Sebrae.
A programação foi dividida em dois períodos. Durante a manhã, o foco foi na integração e valorização dos Agentes de Desenvolvimento e Atendentes. Houve interações sobre pertencimento à rede nacional, empatia, compreensão das diferentes realidades enfrentadas no país, autopercepção e a importância de construir uma rede de conexões. No período da tarde, ocorreram painéis de boas práticas apresentados por representantes de salas do empreendedor de diversos municípios, além de dois painéis sobre educação empreendedora e apoio da Receita Federal na estruturação desses espaços.
Para o Diretor Bruno Quick, “todas as coisas na vida precisam de cuidado, e as Salas do Empreendedor representam e materializam esse cuidado com os empreendedores locais e com o desenvolvimento dos municípios brasileiros”.
Os gerentes das unidades de Desenvolvimento Territorial e Relacionamento com o Cliente, Alessandro e Enio Pinto, destacaram a relevância da rede das Salas do Empreendedor e parceiros para o desenvolvimento e crescimento dos municípios brasileiros. Enio destacou a capilaridade da rede de atendimento, com aproximadamente 4.000 parceiros, dentre Salas do Empreendedor e outros parceiros. Alessandro destacou, que a Sala do Empreendedor é o local onde as ações de melhoria do Ambiente de Negócios se materializam.
Manhã de Reflexão e Autodesenvolvimento
A manhã foi dividida em dois momentos principais. O primeiro, “Gerando oportunidades através da sua rede de influências”, foi conduzido de forma brilhante por André Leonardo e Ernandes Filho, colaboradores do Sebrae/SP. Durante 1h30min, foram abordados aspectos essenciais para que os agentes de desenvolvimento e atendentes se sentissem reconhecidos e refletissem sobre como são vistos em suas redes locais e sua importância para o desenvolvimento dos espaços de atendimento e dos municípios.
Kellen Carine, gestora do eixo Sala do Empreendedor pela UDT, ressaltou a importância de o público aproveitar o momento para estabelecer conexões, “quem aqui já esteve em um evento e depois se arrependeu por não ter aproveitado tudo o que podia?” Convidou os participantes a aproveitarem cada momento. “Aproveitem para aprender e conhecer outras pessoas que tem os mesmos desafios que vocês, vocês que fazem tanto, muitas vezes com tão pouco.”
O encontro começou com todos entoando a música “vocês não sabem o quanto caminhei para chegar até aqui”, seguida de reflexões sobre suas jornadas e conquistas ao longo do último ano. A reflexão principal foi: “Será que em algum momento já deixei de fazer algo porque não confiei em mim e no meu trabalho? Por que estava com medo?”
A atriz e contadora de histórias Andi Rubinstein emocionou os participantes com contos que iam além das questões profissionais. Apresentando-se como treinadora de imaginação, ela reforçou que “o que se pode imaginar, pode-se sonhar e realizar.”
Ellys Alves, gestora nacional da Rede Parceira de Atendimento, enfatizou que a programação foi planejada de forma integrada entre as Unidades de Desenvolvimento Territorial e Relacionamento com o Cliente e os colaboradores do Sebrae/SP, André Leonardo e Ernandes Filho, proporcionando momentos descontraídos e ricos em conteúdo. “Priorizamos momentos em que a plateia pudesse se distanciar da correria do dia a dia e receber conteúdos que vão levar para a vida,” afirmou.
Interações motivadoras
Durante o evento, muitos participantes compartilharam seus depoimentos emocionantes.
“Todos os dias a gente constrói sonhos. E a cada dia que um empreendedor começa lá de baixo e hoje se torna grande, a gente se sente muito realizado,” disse um participante.
“Tivemos uma longa trajetória, e em alguns momentos pensamos em desistir. Mas você tem que seguir firme e continuar, para dizer esta frase aqui em Brasília: você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui”, Vitor Moraes, Rio Verde/GO.
Tarde de Boas Práticas e Conexões
A programação da tarde foi rica em apresentações de boas práticas:
Jean Endrick (Casa do Empreendedor de Cabo Frio/RJ) – A Casa do Empreendedor Digital.
Jarina Santana (Sala do Empreendedor de Barbalha/CE) – Sala em Rede.
Elainne Peres (Sala do Empreendedor de Dourados/MS) – Sala do Empreendedor de Dourados/MS: Um Espaço Para Impulsionar Seus Sonhos.
Mayara Dankers (Sala do Empreendedor de Lontras/SC) – Café com CRAS.
Júlio Sousa (Secretário de Inovação e Desenvolvimento de Cabo Verde/MG) – Cabo Verde: Terra de Oportunidades Especiais.
Rejane Cunha Ferreira (Sala do Empreendedor de Estreito/MA) – Sala do Empreendedor Inteligente.
Ruan Ferreira da Silva (Secretário da Fazenda de Palhoça/SC) – De Agente de Desenvolvimento a Secretário.
Priscilla Rocha (Sala do Empreendedor de Santa Cruz de Capibaribe/PE) e Cecília Miranda (Sebrae/NA) – Educação Empreendedora através da Sala do Empreendedor.
Michel Teodoro (Superintendente da Receita Federal em MG) – Ações da Receita Federal em Benefício da Sociedade.
O encontro foi marcado por leveza, assertividade e muitas reflexões, deixando um impacto duradouro nos participantes.