O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi contratado pelo Google como mediador para auxiliar nas negociações relacionadas à regulamentação das plataformas de internet. Ele está atuando há cerca de três semanas na empresa, buscando promover um diálogo construtivo junto aos parlamentares. Um dos primeiros trabalhos de Temer foi uma reunião com o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) em São Paulo, a fim de discutir os pontos do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como o PL das Fake News, que está sendo relatado pelo parlamentar na Câmara dos Deputados.
Durante o encontro, os diretores do Google apresentaram os objetivos da empresa em relação à legislação proposta. Temer se colocou à disposição para auxiliar na interlocução tanto com a empresa quanto com os parlamentares. Atualmente, o Brasil conta com o Marco Civil da Internet, lei de 2014 que estabelece que as plataformas só podem ser responsabilizadas civilmente após uma ordem judicial de remoção de conteúdo. Com o PL das Fake News, as plataformas poderiam ser punidas por conteúdos ilegais mediante notificação extrajudicial.
Em posicionamento enviado à eportagem da Jovem Pan News, a assessoria de comunicação do Google Brasil destacou que o ex-presidente desempenha apenas um papel de mediador no diálogo. Em nota, afirmaram: “Assim como outras empresas e entidades, contratamos agências e consultores especializados para auxiliar na mediação de nossos esforços de diálogo com o poder público, a fim de levar nossas contribuições aos políticos e parlamentares, especialmente em questões importantes e técnicas, como a elaboração de novas legislações”.